sábado, 28 de janeiro de 2023

Victor Mature - 110 anos. Biografia


Victor Mature (1913-1999) pode não ter sido um ator brilhante, mas também nem tinha pretensão. Seu charme, carisma  e sorriso resplandeceram nas telas por três décadas. Desprezado pela crítica, amado pelo público, foi um astro que não levava a sério nem a si próprio, mas seus fãs o levavam. Apesar de todos os medos e limitações durante sua carreira cinematográfica, ele saiu triunfante, tornando-se um verdadeiro Campeão de Bilheteria. 

VICTOR MATURE


VICTOR JOHN MATURE Nasceu a 29 de janeiro de 1913, em Louisville, Kentucky. Seu pai, Marcello Gelindo Mature (ou no italiano, Maturi), era um cuteleiro italiano que sabia falar alemão, mas acabou migrando da Itália para os Estados Unidos com sua família em 1912, para fugir da dominação austro-húngara, e sua mãe, Clara Mature, era de origem suíça. 



Victor Mature, no auge de sua forma física

Na adolescência, Victor trabalhou com seu pai no ramo de cutelaria e, às vezes, como pescador. Estudou na Academia Militar de Kentucky, onde viria a conhecer o futuro ator Jim Backus (que faria mais tarde a voz do Mr Magoo nos desenhos), mas nesta época, ele já tinha pretensões de se tornar um ator.


Por isso, foi estudar no Playhouse de Pasadena, na Califórnia. Conseguiu uma audiência para um teste com a intenção de ganhar um papel no clássico E O Vento Levou , em 1939, mas perdeu para seu colega do Playhouse, George Reeves (1914-1959) o futuro Super-Homem da TV na década de 1950. Mas isto não fez Victor desistir de seus objetivos. Finalmente, Mature conseguiu passar num teste para a 20th Century Fox e assinar um contrato de cinco anos.


Em serviço na Guarda Costeira durante a II Guerra.
 Entretanto, no início dos anos de 1940, Victor foi notado gradativamente, graças a sua presença e porte, de 1m89cm e um sorriso que conseguia cativar o público feminino, logo não demorou muito para que os produtores pudessem investi-lo, embora soubessem de suas limitações.  


PRIMEIROS TRABALHOS

Um de seus primeiros trabalhos  foi no clássico Um Milhão Antes de Cristo ou O Despertar do Mundo (One Million B.C), de 1941, dirigido por Hal Roach (1892-1992) e seu filho, Hal Roach Jr (1918-1972), onde Mature interpretava um homem das cavernas. Sua parceira de elenco era uma de suas namoradinhas, Carole Landis (1919-1948), que haveria de cometer suicídio em 1948. Sem o ator ter alguma fala, somente por gestos rústicos típico do que se espera de um homem das cavernas, foi o primeiro passo importante para o filho de imigrantes italianos em Hollywood, que se tornaria famoso e rico, muito embora jamais teria o reconhecimento da Academia (somente no in memorian, durante a cerimônia do Oscar de 2000). Ao longo de sua carreira, nunca deu bola para críticos e intelectuais que o criticavam, mesmo porque nunca teve ao longo de sua carreira pretensões de ser um artista.

Com Carole Landis, em UM MILHÃO ANTES DE CRISTO (O Despertar do Mundo), primeiro trabalho de destaque 
de Victor Mature em 1941

Quem Matou Vicky (I Wake Up Screaming) de 1942, é outro destacadíssimo trabalho de Victor, onde ele faz um empresário acusado de matar a jovem Vicky (novamente Carole Landis), e todos os indícios o apontam como o verdadeiro assassino, entretanto é a irmã da vítima, Jill Lynn (Betty Grable, 1916-1973) que irá depor a favor de Frankie Christopher (Mature), pois acredita em sua inocência. Um policial noir dirigido por H. Bruce Humberstone (1901–1984).

Com Carole Landis - QUEM MATOU VICKY? (1942)

A Canção do Havaí (Song of the Islands), também de 1942, é um musical dirigido pelo perito Walter Lang (1896 -1972), onde Mature novamente contracena com Betty Grable (então a musa dos musicais da Fox) e com o comediante Jack Oakie (1903-1978).

Vic com Betty Grable em A CANÇÃO DO HAVAI (1942)

Minha Namorada Favorita (My Gal Sal), de 1943, é outro dos belos musicais onde se destaca Rita Hayworth (1918-1987), cujo nome esta em primeiro plano, com Victor em segundo. Dirigido Irving Cummings (1888–1959), ainda no elenco John Sutton (1908-1963) e Carole Landis.

Com Rita Hayworth em MINHA NAMORADA FAVORITA (1943)

PAUSA PARA II GUERRA

Como muitos outros astros de Hollywood alistaram-se para o Serviço de Guerra, Victor Mature alistou-se na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, onde serviu na Guarda Costeira e também em um navio de transporte de tropas. Atravessou o Atlântico norte, incluindo a Normandia, o Mediterrâneo, e o Caribe. Estava em Okinawa quando a Bomba Atômica foi jogada no Japão.


Mature na Guarda Costeira durante a II Guerra.

RETORNO E SEUS TRÊS FILMES MAIS IMPORTANTES

Victor Mature, se tornou um dos atores mais populares de Hollywood de pós guerra; nem sempre respeitado pela crítica, que por muitas vezes merecia.Seus papéis em Paixão dos Fortes, de John Ford, em 1946, e O Beijo da Morte, de Henry Hathaway, em 1947 e Sansão e Dalila, de Cecil B. De.Mille, 1949, são considerados seus trabalhos mais consagrados.

Com Linda Darnell no clássico PAIXÃO DOS FORTES,
de John Ford, em 1946.

Paixão dos Fortes (My Darling Clementine) - Obra prima do Mestre John Ford (1895-1973), que segue ipisis literis a sua própria afirmação: Publique-se a lenda, pois é ela mais forte que os fatos. Trata-se da história do célebre duelo de OK Corral, Arizona, em 28 de outubro de 1881, envolvendo o xerife Wyatt Earp e seus irmãos homens da lei, seu amigo Doc Holliday, contra Ike Clanton e seus filhos.

Henry Fonda (1905-1982) personificando Earp como um homem rude, porém dentro da lei e sonhando pela justiça dentro de uma comunidade onde impera a violência e o jogo. Novamente, as figuras centrais se concentram em Doc e Wyatt. O cinema foi propagando a “amizade” entre estes dois ícones, quando na realidade ambos só tinham o gosto pelo jogo, mas eram bem diferentes. Contudo, se tornou um dos grandes westerns do Mestre Ford, devido a sua simplicidade, poesia, e grandes interpretações, com destaque maior para Fonda. Doc Holliday foi vivido por Mature, em uma interpretação sóbria e segura (John Ford deve ter tirado o couro para arrancar de Vic uma boa interpretação!) que aqui, em vez de ser um dentista (como era Holliday de fato), é um médico. Outra coisa a fugir dos eventos realísticos é o fato de Doc nesta obra de Ford morrer no confronto de Tombstone, quando na realidade, o verdadeiro Holliday sobreviveu e só veio a falecer seis anos depois, em um sanatório, a 8 de novembro de 1887, de tuberculose. Destaque para a bela Linda Darnell (1923-1965), como a amante de Doc Hollyday.

Com Richard Widmark (em sua estreia) em O BEIJO DA MORTE (1947)

O Beijo da Morte (Kiss of Death) - Depois de amargar alguns anos na prisão, por um roubo de jóias mal-sucedido, Nick Bianco (Victor Mature) volta para sua família, com o objetivo único de levar uma vida honesta. Mas a notícia de sua libertação deixa Tommy Udo (Richard Widmark estreando em Hollywood), um assassino psicopata e ex-companheiro de gangue, disposto a eliminá-lo por desavenças do passado. Um dos vigorosos trabalhos do diretor Henry Hathaway (1898-1985), que revelou o talentoso Widmark (outrora um professor universitário) como o alucinado Tommy Udo, papel que lhe valeu um Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante. A partir desta obra, o público veio a reconhecer, ao contrário da crítica, que Victor era um bom ator, que soube encarnar bem a pele do personagem, e seu Nick Bianco deu um show de interpretação.

Com Hedy Lamarr em SANSÃO E DALILA (1949)

Sansão e Dalila (Samson and Delilah)- Possivelmente, a notoriedade de Victor Mature veio ao ápice de seu sucesso ao estrelar esta obra bíblica dirigida por Cecil B. DeMille (1881-1959), e a história de sua produção é bastante interessante, pois envolve pontos íntimos da vida do ator, que apesar de seu porte físico, era um homem de muitos medos e fobias.


O diretor Cecil B. DeMille instruindo Victor Mature e a
atriz Olive Deering.

De acordo com o biógrafo de Cecil B. DeMille, Charles Higham, o diretor humilhou  publicamente o ator usando seu megafone, para garantir que toda a equipe e o elenco pudessem escutar.  Isto porque durante a cena em que Sansão batalhava com a mandíbula de jumento contra os filisteus, a máquina de vento soltou algumas rajadas particularmente violentas, e Mature fugiu do set para o camarim, se escondendo de pânico.

Hady Lamarr como a sensual e vingativa Dalila, que seduz o forte Sansão (Victor Mature). Uma história imortal das páginas do Antigo Testamento.

Sansão luta com o leão.

Antes da escolha de Mature, fora cotado Burt Lancaster (1913-1994) para viver o herói bíblico, mas recusou o papel. Também foi sondado um jovem atleta, inteiramente desconhecido no cinema, mas já popular no mundo dos esportes e do fisiculturismo americano no final dos anos de 1940, e que conquistara diversos títulos na modalidade, inclusive o Mr. América: Steve Reeves (1926-2000). Contudo, a Paramount considerou-o jovem demais para o papel. Entretanto, mais tarde, Reeves personificaria no cinema outro herói de força, o mitológico Hércules.  Para desempenhar Dalila, foi escolhida a mulher mais bela e culta de seu tempo, Hedy Lamarr (1913-2000), após as indicações de Jean Simmons, Lana Turner, e Rita Hayworth para o papel.


A Lux Radio Theatre, popular programa de rádio nos Estados Unidos dirigido e apresentado por Cecil B. DeMille, onde transmitiam em versão radiofônica adaptações de grandes clássicos do cinema, transmite também uma adaptação de 60 minutos do seu famoso clássico bíblico, na segunda-feira, dia 19 de novembro de 1951, com Hedy Lamarr e Victor Mature reprisando seus papéis como haviam feito nas telas. O Imortal Soundtrack de Victor Young (1899-1956) de fundo exuberante, é considerada uma das mais marcantes trilhas musicais para o cinema épico, em seu hino à Canção de Dalila. Sansão e Dalila custou aos cofres de Paramount US $ 3 milhões de dólares , arrecadando US $ 12 milhões brutos só no mercado interno, sendo o maior sucesso comercial do estúdio até aquele momento, só superado por Os Dez Mandamentos, também de DeMille, seis anos depois.

Com Heddy Lamarr, durante a transmissão de SANSÃO E DALILA pela Rádio em 1951.

Já nessa época, graças as suas evidentes fobias (inclusive por cavalos) nos sets, Mature já era conhecido por não investir no perigo, algo que veio a ser motivo de chacota por alguns colegas de profissão, entre os quais, Richard Burton (1925-1984), que mais tarde estrelaria com Victor outro clássico épico bíblico – O Manto Sagrado (1953). De acordo com o livro Richard Burton, my Brother, de Graham Jenkins (irmão de Burton, cujo verdadeiro nome era Richard Walter Jenkins), o ator galês depreciava seu colega Mature, que era alvo de muitas piadas e anedotas, contudo, em termos de técnica cinematográfica, Burton reconhecia que Victor era um profundo conhecedor e que com ele aprendeu bastante.


VICTOR E OS WESTERNS EM DESTAQUE

Paixão dos Fortes, de John Ford, foi o primeiro western estrelado por Mature e em verdade, uma de suas melhores atuações. A crítica jamais o levou a sério como ator (e ele mesmo admitia que não atuava bem), embora tenha se tornado um dos atores mais populares e requisitados por grandes diretores das décadas de 1940 e 1950, devido a sua máscula presença nas telas. Por esta razão, é também lembrado por três grandes trabalhos no gênero western, onde pode ser considerado como um dos Man of The West ao lado de grandes nomes como Alan Ladd, Burt Lancaster, Charlton Heston, Gary Cooper, e outros.

Como o Chefe indígena Cavalo Louco: O GRANDE GUERREIRO (1955)

O Grande Guerreiro (Chief Crazy Horse) - George Sherman (1908-1991) foi o diretor que mais vezes abordou a questão dos índios norte-americanos nos anos 50, realizando westerns PRÓ-ÍNDIO. Já nessa época, Hollywood já realizava trabalhos deste estilo, tais como realizados por Anthony Mann, em O Caminho do Diabo, ou Flechas de Fogo, de Delmer Daves.  Contudo, O Grande Guerreiro, de 1955, figura entre estes faroestes onde o índio é o protagonista por justa causa.

Antes de morrer o chefe Urso Cinzento (Morris Ankrum, 1897-1964) faz uma profecia na qual um índio da nação Lakota Sioux conseguirá reunir todas as tribos indígenas para vencer os brancos que lhes tomaram seus territórios. Esse índio é Cavalo Louco (Mature) que antes de cumprir sua heróica missão tem que superar a inveja do rival Pequeno Grande Homem (Ray Danton, 1931-1992) para se casar com Chale Negro (Suzan Ball, 1934-1955, em seu último filme- atriz morreu de câncer). Cavalo Louco se casa com Chale Negro, e Pequeno Grande Homem, após uma luta com Cavalo Louco em que ele acaba sendo o derrotado, deixa a tribo ressentido, conseguindo fazer parte da Cavalaria onde se torna um batedor.


Brancos inescrupulosos rompem o tratado de paz aos índios, e Cavalo Louco assume a liderança de sua tribo provocando relativas baixas em guerrilhas contra tropas da Cavalaria, concentradas em Forte Laramie. O General Custer é chamado e leva seu 7.º Regimento de Cavalaria a um confronto com Cavalo Louco que, cumprindo a profecia de Urso Cinzento, reúne as diversas nações e extermina com Custer e seus comandados. As demais nações indígenas satisfeitas com o resultado da Batalha de Little Big Horn, voltam a se dividir e enfraquecidas são vencidas pela Cavalaria. A profecia de Urso Cinzento dizia que Cavalo Louco seria morto por um índio Lakota e isso acontece quando Pequeno Grande Homem assassina Cavalo Louco à traição dentro do Forte Laramie.

Em O TIRANO DA FRONTEIRA, em 1956, Mature tem uma de suas melhores atuações, graças ao diretor Anthony Mann.

O Tirano da Fronteira (The Last Frontier)Produzido em 1956, foi um dos trabalhos mais famosos de Anthony Mann (1906-1967) que também era conhecido por arrancar ótimas interpretações em seus atores, mesmo que fossem limitados como o próprio Victor Mature., que conseguiu um primoroso desempenho como Jed Cooper, um selvagem caçador de peles, que junto com seus dois outros amigos também caçadores, Gus (James Whitmore, 1921-2009), e o índio Mungo (Pat Hogan, 1920-1966), chegam a um forte avançado de cavalaria comandado pelo Capitão Riordan (Guy Madison, 1922-1996), que os contrata como batedores.

Poster original de O TIRANO DA FRONTEIRA

Jed fica interessado na esposa de um arrogante e racista coronel, Frank Marton (Robert Preston, 1918-1987). A esposa, Corina, é interpretada pela eficiente Anne Bancroft (1931-2005), que neste western está de cabelos louros. O Coronel Marton usurpa o comando de Riodan e prepara seus soldados para um sanguinário embate contra os peles vermelhas.

Com Anne Bancroft - O TIRANO DA FRONTEIRA

Jed é simples e ignorante, e é visível nele inexperiência de vida, desprovido de conhecimento das armadilhas que a civilização pode impor, em suma, um selvagem que age por instintos e não por regras, sem contudo, perder uma certa inocência. Tem como orientador seu amigo Gus, bem mais velho e um pouco mais experiente, que o aconselha sempre e desaprova o interesse de Jed por Corina. O que é interessante na temática deste excelente western é a critica da civilização, muitas vezes hipócrita, no foco de um selvagem e ingênuo homem. Vale ainda registrar o excelente script de Philip Yordan (1914-2003), ganhador do Oscar por A Lança Partida, em 1953.

Com Elaine Stewart - MISSÃO AUDACIOSA (1957)

Missão Audaciosa (Escort West) - Western repleto de ação e com muitas reviravoltas em roteiro escrito pelo ator Leo Gordon (1922-2000), que também atua na pele de um sargento yankee sem escrúpulos que trai os próprios companheiros. O elenco é uma atração à parte pois é composto por inúmeros nomes conhecidos como Noah Beery Jr., Harry Carey Jr., Slim Pickens, Roy Barcroft, Ken Curtis, Syd Saylor, John Hubbard e Chuck Hayward. Dirigido por Francis D. Lyon (1905-1996), retrata a história de um ex-oficial confederado, Ben Lessiter (Mature) e sua filha pequena Abbey (Reba Waters) que ao fim da Guerra Civil, viajam para o Oregon em busca de uma nova vida. 

Poster Original de MISSÃO AUDACIOSA

No caminho, Ben resgata duas irmãs (Elaine Stewart, 1930-2011, e Faith Domergue, 1924-1999) sobreviventes de um ataque dos índios. Um pelotão do Exército da União se encarrega de ajudar as irmãs na sua viagem mas acaba criando dificuldades ainda maiores, não bastassem os índios que tentam incessantemente liquidar com todos os brancos. Ben Lessiter, em sucessivos atos de bravura junto aos soldados nortistas, consegue, afinal, exterminar o grupo de índios.


   VICTOR E OS ÉPICOS EM DESTAQUE

Mature se tornou mais popular ao participar de grandes espetáculos épicos do cinema, como o fez em Sansão e Dalila, de 1949. Além disso, Hollywood, após o sucesso do estrondoso clássico de DeMille, viu em Mature seu melhor representante, graças a sua vigorosa forma atlética e grande presença carismática. 

Com Jean Simmons - ANDRÓCLES E O LEÃO (1952)


Androcles e o Leão (Androcles and the Lion)- Produzido em 1952 e em fotografia em Preto & Branco, este épico marcou o primeiro trabalho de Mature fora dos Estados Unidos, pois é uma produção inglesa estrelada pela britânica Jean Simmons (1929-2010) e pelo comediante inglês Alan Young (1919-2016 - astro da série televisiva Mister Ed), extraída da peça de George Bernard Shaw (1856-1950). 

Com Jean Simmons e Alan Young - ANDRÓCLES E O LEÃO

Stewart Granger, então marido de Jean Simmons, com Mature, em visita ao set de ANDRÓCLES E O LEÃO. 

Numa mistura de filme religioso e comédia, a trama se direciona sobre um escravo, Andrócles (Young) que consegue escapar do seu dono e, na fuga, encontra um leão com um espinho na pata. Androcles percebeu que sua pata estava inchada. Chegou perto do felino e tirou a farpa. O alívio do felídeo fez com que ficasse amigo do escravo. Pouco tempo depois foi aprisionado no Coliseu Romano por ser cristão, cujas pessoas eram martirizadas pelos leões. Quando soltaram a fera, o mesmo leão que ele tinha ajudado, o animal não reage. Mature aqui desempenha um legionário romano que conduz os cristãos (entre eles, Andrócles) a prisão, mas se apaixona pela cristã Lavínia (Jean Simmons), e pretende salva-la da morte. Dirigido por Chester Erskine (1905–1986).

Como o escravo grego Demétrius de Corinto, em 
O MANTO SAGRADO (1953)

O Manto Sagrado (The Robe) – Em 1953, uma revolução ocorreu em Hollywood, quando foi inaugurado o Cinemascope, e nada como um estrondoso espetáculo para fazer ver ao público que o cinema estava mais vivo do que nunca e que não perderia terreno para com a novata televisão.

Victor Mature certamente entrou para a história ao estrelar o primeiro filme em CinemaScope, técnica em formato de tela que mudaria para sempre toda estética do cinema. 

O MANTO SAGRADO: Mature, Jay Novello (com chicote na mão), Richard Burton e Dawn Addams como dama romana.

Com esta vitória da Indústria Cinematográfica, que conseguiu com isto promover a volta do público para as grandes salas, O Manto Sagrado ficou na história como o primeiro filme a ser lançado no formato Cinemascope, levando plateias no mundo inteiro aos cinemas, e um dos filmes mais exibidos nos feriados de Páscoa em muitos cinemas do Brasil (em alguns lugares, ficou em cartaz por quase 10 anos)- e também era filme garantido de toda Sexta-Feira Santa nas antigas "Sessão da Tarde" da televisão. No entanto, é justamente no televisor (pelo menos, nos televisores de antigamente) que o filme perdia impacto visual, pois a telinha deformava o Cinemascope, perdendo os enquadramentos originais. Hoje, com a tecnologia dos televisores mais modernos que permitem recursos de cinema, como o smart, é possível assistir o filme em todo seu enquadramento de origem, principalmente em DVD com formato Widescreen. 

Demétrius e São Pedro, o Grande Pescador, vivido de forma magistral pelo inglês Michael Rennie.

Produzido por Frank Ross (1904-1990), baseada no Best Seller de Lloyd C Douglas (1877-1951), e dirigido por Henry Koster (1905-1988), acabou arrebatando um Oscar de melhor cenografia em cores e um Oscar especial pela novidade técnica que viria a revolucionar esteticamente todo o cinema.

 Pedro (Michael Rennie) entrega o manto de Cristo para Demétrius (Victor Mature)

Em Roma durante o reinado de Calígula (Jay Robinson, 1930-2013 - em impressionante performance) o tribuno Marcellus Gallio (Richard Burton, 1925-1984) vai a Jerusalém com a incumbência de crucificar Jesus Cristo e após o jogo de dados pelo seu manto, que ele acaba ganhando, é enfeitiçado pelo tecido. Mais tarde, volta a Palestina em busca do Manto Sagrado, e se converte a fé cristã, ao lado de seu escravo Demétrius (Victor Mature), sua amada Diana (Jean Simmons, 1929-2010) e Pedro (Michael Rennie, 1909-1971). Um épico triunfante, em que Victor Mature considerou o mais importante de sua filmografia. Ele e Richard Burton se deram relativamente bem, mas Burton, um gozador nato, adorava ironizar seu colega, mas nem por isso, deixava de reconhecer nele simpatia e um ótimo profissional, com quem aprendeu técnicas sobre cinema.

Mature e Richard Burton descansam em intervalo de filmagens de O MANTO SAGRADO.

Abaixo um trecho do livro de Graham Jenkins, irmão de Richard Burton:

PALAVRAS DE RICHARD BURTON- Vic (Victor Mature) não levava muito a sério qualquer tipo de contra-tempo ou problema que poderia ocorrer durante as filmagens, e por este lado, acho que era uma grande qualidade por parte dele. Ele não era pessoa de se estressar, e nunca o vi brigar com alguém, seja do elenco ou da equipe. Eu, ao invés, tive apenas cinco acessos de berros em "The Robe" (O Manto Sagrado).

Algumas anedotas de Richard Burton tinham Mature como protagonista. Conta a lenda que esse homem de porte altivo e musculoso, descrito pela publicidade dos estúdios como um "belo pedaço", jamais corria qualquer risco que pudesse resultar em dano físico, por menor que fosse. Burton perguntou a Victor se era verdade:

MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO em uma pausa durante as filmagens de THE ROBE: Richard Burton e Michael Rennie se divertem com as brincadeiras de Vic.

-Pode acreditar- respondeu Mature - penso duas vezes antes de descer ou subir um degrau molhado.

Victor sempre falava isto num tom de brincadeira.

Quando estrelou em "Sansão e Dalila", em 1949, o diretor Cecil B. DeMille pediu a Mature para lutar com um leão:

-De jeito nenhum- respondeu ao diretor
-Mas Victor, é um leão velho- disse DeMille
-De jeito nenhum
-Mas Vic, ele é domesticado, e tão manso que nem machucaria um bebê.
-De jeito nenhum
-Mas Vic, este leão não tem dentes.
-E o que você quer, Cecil? Que eu seja mascado até morrer?

Apesar das brincadeirinhas do grande ator galês para com o nobre Victor, reconheceu nele um profissional experiente, que lhe ensinou sobre as técnicas cinematográficas, além de acha-lo um formidável ator. 

Com Edmund Purdom em O EGÍPCIO (1954)

O Egípcio (The Egyptian) – Outro grande espetáculo produzido em Cinemascope baseado no célebre best Seller de 1945 escrito por Mika Waltari (1908-1979), e realizado pelo inesquecível cineasta de Casablanca e As Aventuras de Robin Hood, Michael Curtiz (1886-1962).  A trama se passa no Egito, 13 séculos a.C, onde reinava o faraó Akhnaton (Michael Wilding, 1912-1979). 

Com Gene Tierney em O EGÍPCIO

Os adeptos do politeísmo lutam contra o monoteísmo. O Próprio faraó acredita na existência de um só Deus verdadeiro, assim como o médico Sinuhe (Edmond Purdom, 1924-2009), contrariando os conceitos dos sacerdotes. O médico é chamado para atender ao epilético faraó, tem ligação com Nefer (Bella Darvi, 1928-1971), uma cortesã da Babilônia, e depois volta para Merit (Jean Simmons, 1929-2010), mas não abandonando o desejo de impor o monoteísmo, tendo que enfrentar Horemheb (Mature, sensacional como um vilão arrogante), seu amigo e comandante militar de Akhnaton, que nutre paixão pela irmã do monarca, Bakhetamon (Gene Tierney, 1920-1991). 

Novamente como Demétrius, em DEMÉTRIUS E OS GLADIADORES (1954)

Demétrius e os Gladiadores (Demetrius and the Gladiators) – Após o sucesso de The Robe, os executivos da Fox, ainda com os direitos sobre o célebre romance (escrito em 1942) por Lloyd C. Douglas (1877-1951), não sabiam o que fazer com as mais de 500 páginas restantes do livro, que fora adaptado para o filme anterior. Logo, resolveram fazer uma continuação, sob a direção de Delmer Daves (1904-1977) especialista em dramas e westerns (Galante e sanguinário), e repetindo Mature (Demetrius), Michael Rennie (São Pedro) e Jay Robinson (Calígula) nos seus respectivos papéis em O Manto Sagrado.

Com Ernest Borgnine em DEMÉTRIUS E OS GLADIADORES (1954)

Produzida por Frank Ross (1904-1990), que havia também produzido a obra anterior, realizou juntamente com o diretor Delmer Daves uma fita superior, porque substituiu a religiosidade melodramática de The Robe por exuberante ação física e estimulantes aspectos aventurescos. 

Com Susan Hayward - DEMÉTRIUS E OS GLADIADORES

Escrito por Philip Dunne (1908-1992) com base nos personagens de Lloyd C Douglas, o filme transcorre após o martírio de Marcellus (Richard Burton) e Diana (Jean Simmons), ocorrida no desfecho de O Manto sagrado. O cristão Demétrius, perseguido pelo imperador por ter escondido o Manto de Cristo, é preso e feito gladiador na arena, comandada por Strabo (Ernest Borgnine, 1917-2012). 


Michael Rennie novamente como São Pedro em DEMÉTRIUS E OS GLADIADORES.

Quando sua amada Lucia (Debra Paget) entra em estado de choque ao risco de ser violentada por um dos gladiadores, Dardanius (Richard Egan, 1921-1987), Demetrius perde a fé e sucumbe aos encantos de Messalina (Susan Hayward, 1918-1975). Trilha sonora de Franz Waxman (1906-1967), com base no repertório de Alfred Newman. Demetrius foi sem dúvida um dos personagens mais marcantes de Victor Mature depois de Sansão, que segundo alguns críticos da época, por ironia, achavam que ele sabia fazer “cara de santo”. Até o surgimento de Charlton Heston, Mature foi o astro dominante do cinema “Épico Bíblico” que vigorava em Hollywood nos anos de 1950.

OS BRAVOS TÁRTAROS (1960)

Com a belíssima Rita Gam em ANÍBAL, O CONQUISTADOR (1961)

No início dos anos de 1960, Mature ainda voltaria a atuar em épicos, desta vez na Itália, aproveitando a moda dos Sandálias & Espadas, realizando dois trabalhos: Aníbal, o Conquistador (Annibale), de 1959, dirigido por Edgar G. Ulmer (1904-1972), com Rita Gam |(1927-2016), e Os Bravos Tártaros (I Tartari), de 1961, dirigido por Richard Thorpe (em parceria com o italiano Ferdinando Baldi), contracenando com outro gigante, Orson Welles (1915-1985).

OUTROS FILMES DE DESTAQUE EM SUA CARREIRA

Ao longo de sua brilhante carreira, e conhecendo bem suas limitações e medos, Victor Mature além de participar destas grandes obras já citadas, também elencou em outras fitas, diversificando sempre de gêneros, fossem filmes de aventura, policiais, westerns, dramas, comédias, épicos, e até musicais. Rapidamente, abrandaremos os mais destacados trabalhos fora os já mencionados em que Mature despontou com seu natural charme e carisma.

Com Esther Williams em A RAINHA DO MAR (1952)

A Rainha do Mar (Million Dollar Mermaid)- de 1952, um musical/drama estrelada por Esther Williams (1921-2013), baseado na vida da nadadora (como Esther na vida real) e também atriz Annette Kellerman (1887-1975), que foi a primeira atriz a aparecer nua no cinema (no filme A Filha dos Deuses/daughter of the gods, de 1916, direção de Herbert Brenon). Mature faz empresário de Annette, James Sullivan. Direção de Mervyn LeRoy (1900–1987), o cineasta de Quo Vadis (1951).

Com Jane Russell em O CAMINHO DO PECADO (1952)

O Caminho do Pecado (The Las Vegas Story) – de 1952. A visita da cantora Linda Rollins (Jane Russel, 1921-2011) e seu rico e sombrio marido Lloyd Rollins (Vincent Price, 1911-1993) a Las Vegas resulta em assassinato, e o policial escalado para o caso (Mature) é uma velha paixão de Linda. Direção de Robert Stevenson  (1905–1986).

Lobby Card original de GLORIOSA BRIGADA (1953)

Gloriosa Brigada (The Glory Brigade)- de 1953- Durante a Guerra da Coréia, o tenente Sam Pryor (Mature) e seu pelotão de voluntários parte para escoltar tropas gregas a fim de realizar uma missão de reconhecimento por trás das linhas comunistas. Devido à sua herança grega, Pryor  inicialmente fica orgulhoso de acompanhar o contingente grego, mas seus sentimentos mudam para desprezo e desconfiança, quando ele vê que os soldados gregos se demonstram covardes no campo de luta. Contudo, é mantida uma aliança entre os EUA e as tropas gregas como verdadeiro objetivo do prender o inimigo. Dirigido por Robert D. Webb (1903–1990), este filme bélico tem como atrações Lee Marvin (1924-1987, em verdade um herói de Guerra), Richard Egan, e Alexander Scourby (1913–1985).

Com Clark Gable e Lana Turner em ATRAIÇOADO (1954)

Atraiçoado (Betrayed) – de 1954. Segunda Guerra Mundial. O oficial aliado Peter Deventer (Clark Gable, 1901-1960) acaba se envolvendo com a bela Carla Van Oven (Lana Turner 1921-1995), uma suspeita de traição. Tudo porque Carla torna-se um espiã aliada para a inteligência britânica na Holanda, embora ela é suspeita de ter colaborado com os nazistas no passado. Assim, Carla é recrutada para atuar como elemento de ligação com “O Lenço” (Victor Mature, como vilão e dos bons!), líder da Resistência, que esta arrojando para um ataque britânico em Arnhem. Dirigido por Gottfried Reinhardt (1913-1994).

Poster original de SABADO VIOLENTO (1955)

Sábado Violento (Violent Saturday) – de 1955, um policial bem violento com pinta de drama familiar nos anos de 1950. A violência da tela é forte bastante que deve ter sido controverso em 1955, sugerindo mesmo nos nossos dias. Lee Marvin (1924-1987) já exercitava seu tipo caracteristicamente mal no cinema, sendo um dos ladrões de banco, ao lado de J. Carrol Naish (1896–1973) e Stephen McNally (1913–1994) de uma pequena cidade que cultiva a mineração; Victor Mature é Shelley Martin, um engenheiro que havia sido um combatente da II Guerra que tinha crise com seu filho pequeno, tudo porque este tinha problemas na escola e brigava com os colegas que rotulavam seu pai como covarde. 


Virginia Leith (1925-2019) como uma moça de aspectos liberais que vem a ser o objeto de afeições, incluindo um homem de negócios (Richard Egan, 1921-1987), que atravessa uma crise no casamento, e de Harry Reeves (Tony Noonan, 1921-1968), gerente do banco assaltado; Ernest Borgnine (1917-2012) é um fazendeiro Quaker, que acaba sendo rendido junto com Shelley Martin (Mature) em sua fazenda pelos bandidos que assaltaram o banco local e acabaram por se refugiar no local, dando chance a Shelley se defender e provar que não era covarde. Direção de Richard Fleischer (1916-2006).

Com Vincent Price, Pipper Laurie e William Bendix em TENHO SANGUE EM MINHAS MÃOS (1954)

Tenho Sangue em Minhas Mãos (ou Missão Perigosa-Dangerous Mission) – 1954. Testemunha de um assassinato, a jovem Louise Graham (Piper Laurie) foge para Montana, onde ela espera conseguir um trabalho na loja de presentes da Glacier National Park, em realidade, um hotel cujo o atrativo são os turistas das mais variadas personalidades, entre eles Matt Hallett (Mature), um ex-fuzileiro, e Paul Adams (Vincent Price, 1911-1993), fotógrafo amador, ambos muito interessados em Louise e ambos competindo por sua atenção. Entretanto Louise nem faz ideia que um deles é o assassino contratado para matá-la, para impedir que ela venha a depor, e o outro é um policial que trabalha para um escritório de Nova York enviado para protegê-la.  Aventura criminal e detetivesca da RKO dirigida por Louis King (1898–1962).

Lobby Card original de A MORTE ESPREITA NA FLORESTA (1956)

A Morte Espreita na Floresta (Safari)- 1956. Depois que seu filho é morto por  tribos quenianos, o caçador profissional Ken Duffield (Mature) concorda em levar o nobre inglês Sir Vincent Brampton (Roland Culver, 1900-1984) e sua jovem noiva americana Linda Latham (Janet Leigh, 1927-2004) em um safari. Seu objetivo real, porém, é localizar os assassinos de seu filho, e em particular, um homem, Jeroge (Earl Cameron), que costumava trabalhar para ele. Duffield irá colocar todos em perigo tão logo a obsessão de Sir Vincent se concretize: atirar num leão famoso que ninguém ainda conseguiu capturar. Como eles continuam cada vez mais perto do território rebelde, Sir Vincent fica mais perto de alcançar seu objetivo, como também é alheio ao afeto crescente entre Duffield e sua noiva Linda. Aventura de Selva dirigida pelo pioneiro nas direções da série James Bond 007, Terence Young (1915-1994).

Com Anita Ekberg em ZARAK (1956)


Zarak (Zarak)- 1956. Na fronteira montanhosa entre o Afeganistão e a Índia, vive Zarak (Mature), que esta apaixonado por Salma (Anita Ekberg, 1931-2015) a mais jovem esposa de seu pai Haji Khan (Frederick Valk 1895–1956). Quando este descobre seu filho aos beijos com sua esposa, ele se indigna e ordena que Zarak seja açoitado até a morte. Contudo, sua vida é poupada pelo idoso Mullah (Finlay Currie, 1878-1968), na qual se estima grande respeito. Poupado da morte, Zarak deixa sua aldeia e se torna um bandido famoso, que leva os militares britânicos a nomear um oficial competente para captura-lo, o Major Ingram (Michael Wilding, 1912-1979). Este vem a conhecer Zarak e vão ter vários encontros, desenvolvendo certo respeito entre eles.  Quando o Major é capturado por Ahmad (Peter Illing, 1899–1966), inimigo mortal de Zarak, então este arrisca sua própria vida para salvar o oficial inglês.

Com Li Hua Li em BONEQUINHA CHINESA (1958)

Com Ward Bond e Li Hua Li - BONEQUINHA CHINESA (1958)

Bonequinha Chinesa/China Doll- 1958. Talvez a mais comovente fita que Mature tenha participado. Na China, o rude capitão da Força Aérea Cliff Brandon (Mature) acorda depois de uma noite de bebedeira para descobrir que ele comprou os serviços de limpeza da jovem Shu-Jen (Li Hua Li) de seu pai. Decepcionada com a insistência de Cliff em ficar fora até tarde nos bares, Shu-Jen volta para a casa dos pais. Quando fica sabendo que ela está grávida, carregando seu filho, ele parte em sua busca e se casa com ela, então fica sabendo que sua base está sob bombardeios dos japoneses.

Com Luciana Paluzzi - SEM TEMPO PARA MORRER (1958)

Sem Tempo Para Morrer (No Time to Die) -1958. O Sargento Thatcher (Mature), americano a serviço do exército inglês, organiza fuga de um grupo de prisioneiros italianos no deserto da Líbia, durante a II Guerra Mundial. Dirigido pelo cineasta dos primeiros exemplares da série James Bond, Terence Young. Originalmente em Cinemascope.

Com Rhonda Fleming - O GRANDE CIRCO (1959)

O Grande Circo (The Big Circus) - Aventura clássica de 1959 sobre o mundo do circo. As finanças do empreendimento de Henry Whirling (Victor Mature) não vão bem, mas ele luta para manter o seu circo funcionando, apesar dos esforços de um sabotador para o prejudicar. Afinal,  o espetáculo não pode parar.Com Rhonda Fleming, Gilbert Roland, Red Buttons, e Vincent Price no elenco. Dirigido por Joseph M. Newman (1909-2006)

O BANDIDO SANGUINÁRIO (1959)

O Bandido Sanguinário (The Bandit Of Zhorbe) – 1959. Um bandido (Mature) com uma recompensa por sua cabeça está disposto a tudo para cumprir sua vingança. Ele pensa que os britânicos massacraram seu povo, sua família, sua mulher e filho, mas ele está enganado. Dirigido por John Gilling (1912-1984).

Com o cineasta Vittorio De Sica, durante as filmagens na Itália em O FINO DA VIGARICE.

O NOVO EMPREENDIMENTO DE MATURE E A COMÉDIA DE DE SICA.

No início da década de 1960, Victor Mature já era um homem milionário, mas na realidade, este grande astro das telas que não levava ele a sério e se auto-criticava, e baseado em sua própria falta de confiança, conseguiu superar muitas críticas e problemas ao longo de sua vida. Seja por sorte ou por empenho próprio, ele conseguiu muitas vitórias a partir do momento que não daria ouvidos para seus piores críticos, superando medos, fobias, e mesmo o fato de ser daltônico. Também atribuía seu sucesso pela sua aparência e sorriso. Sabia muito bem que era um verdadeiro campeão de Bilheteria.  Abaixo veremos frases do ator:

Eu não sou ator, e eu tenho 64 filmes para provar isso.
(resposta dada a um clube de golfe em que eles queriam recusar sua adesão pelo fato de ser ator. Por fim, acabaram aceitando-o)

Se você não se preocupar com a sua privacidade, pode apostar que não se tornará um ator medíocre!

Na verdade, eu sou um jogador de golfe. Essa é a minha verdadeira ocupação. Eu nunca fui um ator. Pergunte a qualquer um, especialmente os meus críticos.


Com Peter Sellers e Martin Balsan - O FINO DA VIGARICE (1966)

Com Britt Ekland - O FINO DA VIGARICE (1966)

Ao contrário do pensamento de muitos de seus críticos, Victor Mature era um homem inteligente e provou isso quando a partir de 1961, investiu no ramo imobiliário e soube ganhar dinheiro, decidindo parar com o cinema para se dedicar ao seu novo empreendimento. Contudo, a convite de Vittorio de Sica (1901-1974), retornou as telas em 1966 com a deliciosa comédia O Fino da Vigarice (Caccia alla volpe ou After the Fox), estrelada por Peter Sellers (1925-1980) e Britt Ekland, onde Mature praticamente atua como ele mesmo – um grande e maduro astro do cinema americano, Tony Powell, em turnê pela Itália que só levava a sério seu charme com as mulheres e o medo de perder seu atrativo com elas, narciso ao ponto de se olhar para o espelho e ver se engordou ou tem alguma ruga no rosto. Victor esta muito engraçado nesta obra de De Sica, que resgata cenas de Morrendo para Viver(Easy Living), drama de esportes dirigido por Jacques Tourneur em 1949 e estrelado por Mature, durante uma matine onde os personagens de Sellers e Britt tem uma discussão hilária dentro da sala de cinema. 



OS AMORES DE VICTOR MATURE

Em sua vida pessoal e afetiva, Victor Mature foi casado 5 vezes: em 1938, casou-se com a atriz Frances Charles, casamento que foi anulado em 1940. No ano seguinte, casou-se com Martha Stephenson Kemp, com quem ficou até 1943, quando se divorciaram. Em 1948, com Dorothy Stanford Berry, de quem se divorciou em 1955. Quatro anos depois, em 1959, contrai núpcias com Adrienne Joy Urwick, com quem fica casado até 1969, quando novamente se divorciou. Em 1974, casa-se com Loretta Sebena, com quem teve sua única filha, Victória (nascida em 1975, quando o ator já contava com 62 anos de idade), e com quem viveu o resto de sua vida.



O galã Victor Mature e suas conquistas!

É provável que os três primeiros divórcios tenham sido motivados pelas aventuras amorosas de Vic fora dos Sets de filmagem. Sabe-se que Mature teve rumorosos casos com as atrizes Lana Turner, Susan Hayward, Rita Hayworth e Esther Williams. Williams, famosa estrela dos musicais da Metro, conta em sua autobiografia que detalha explicitamente seu caso amoroso com o astro, durante as filmagens de A Rainha do Mar



O AMOR AO GOLFE E OS ÚLTIMOS ANOS

Mature dedicou-se ao golfe de corpo e alma, e sempre dizia que era mais fácil jogar do que atuar:  “Realmente, eu sou um jogador de golfe. Esta é minha ocupação real. Eu nunca fui um ator, pergunte a qualquer um, particularmente, a todos os críticos".

Como o pai de Sansão, em versão para a TV de SANSÃO E DALILA, em 1984. 

Com aceitação de algum crítico ou não, em 1984  Victor deu um intervalo para seu esporte favorito e para sua aposentadoria  e fez uma pequena participação na televisão em  um remake de Sansão e Dalila, onde aos 71 anos de idade estava interpretando o pai de Sansão. Foi sua última atuação. Quando perguntado se ele estava preocupado e incomodado de ser o pai de Sansão no remake feito  para TV, ele respondeu:

Se me pagassem bem eu interpretava até a sua mãe.

VICTOR MATURE EM 1979
VICTOR EM 1988
Após o Remake do clássico de DeMille para TV, se retirou definitivamente das telas, assumindo de vez o golfe, um esporte que ele amava, muito embora não viessem a faltar convites para voltar ao cinema. Mas o nobre e veterano ator nunca teve, em realidade, pretensões artísticas. Foi abordado duas vezes para contracenar com Sylvester Stallone: num remake de Rio Vermelho, cotado para fazer o papel que pertenceu a Walter Brennan, com Stallone e Rob Lowe nas partes que foram respectivamente de John Wayne e Montgomery Clift, porém o projeto não foi adiante – e em Oscar - Minha Filha Quer Casar, em 1991, para fazer o pai de Stallone, mas Mature recusou e o papel foi para Kirk Douglas.



Na política, ele era republicano, mas pouquíssimas vezes. participou ativamente de eventos políticos. Segundo o ator, ele tinha uma mistura ancestral de francês, suíço, alemão, italiano e grego.



TÚMULO DE VICTOR MATURE E FAMÍLIA


Longe da vida artística e das agitações hollywoodianas, e levando uma vida pacata em seus últimos anos de vida, morando com sua família em seu rancho localizado em Santa Fé, Califórnia, Victor Mature morreu a 4 de agosto de 1999, aos 86 anos de idade, de leucemia, deixando a esposa Loretta e sua filha Victória. O ator foi sepultado no memorial da Família Mature, em Kentucky.

VICTORIA MATURE, PRÓXIMO AO QUADRO DE SEU ILUSTRE PAI.
AO LADO A VIÚVA DO SAUDOSO ASTRO, A SRª LORETTA SEBENA MATURE

VICTORIA MATURE

A filha temporã do saudoso astro jamais esqueceu seu notório pai, e juntamente com sua mãe, Loretta Sebena Mature (já falecida), fizeram com que a memória do eterno astro mantivesse sua chama viva. Aqui abaixo, dois momentos em que as duas participaram de um vernissage realizado na Itália (terra dos ancestrais do ator) com a retrospectiva de seus filmes, ocorrido entre fevereiro a abril de 2001, dois anos após a morte de Victor Mature.

VICTÓRIA, FILHA DE VICTOR MATURE, ENTRE ANITA EKBERG E MICKEY RONNEY.
ANITA EKBERG (DE VERDE) PRÓXIMO AO POSTER DE "ZARAK"


FILMOGRAFIA


Minha namorada favorita (1943). Rita Hayworth

Quem matou Vicky (1941). Com Carole Landis.

1940: Um Milhão de Anos Antes de Cristo/O Despertar do Mundo (One Million B. C.)
1941: Quem Matou Vicky? (I Wake up Screaming)
1942: A Canção do Havaí (Song of the Islands)
1942: Minha Namorada Favorita (My Gal Sal)

A noiva que não beija (1950). Com Betty Grable.

1946: A Paixão dos Fortes (My Darling Clementine).
1947: O Beijo da Morte (Kiss of Death)
1947: Rosas Trágicas (Moss Rose)
1948: A Voz da Honra (Fury at Furnace Creek)

Uma Vida Marcada (1948)). Com Lucille Ball. 

Uma Vida Marcada (1948)

1948: Uma Vida Marcada (Cry of the City)
1949: Sansão e Dalila (Samson and Delilah)
1949: Brasa Viva (Red, Hot and Blue)
1950: A Noiva que Não Beija (Wabash Avenue)
1952: A Rainha do Mar (Million Dollar Mermaid)

O Príncipe de Bagdá (1953). Com Mari Blanchard

Poster Original de Demétrius e os Gladiadores (1954)

1952: Androcles e o Leão (Androcles and the Lion)
1952: Falsa Verdade (Something for the Birds)
1952: Caminho do Pecado (The Las Vegas Story)
1953: O Manto Sagrado (The Robe).
1953: Gloriosa Brigada (The Glory Brigade)
1953: O Príncipe de Bagdá (The Veils of Bagdad)


1954: O Egípcio (The Egyptian)
1954: Atraiçoados (Betrayed)
1954: Demetrios e os Gladiadores (Demetrius and the Gladiators)
1954: Tenho Sangue em Minhas Mãos (Dangerous Mission)
1955: Sábado Violento (Violent Saturday)
1955: O Tirano da Fronteira (The Last Frontier)


O Manto Sagrado (1953)

1955: O Grande Guerreiro (Chief Crazy Horse)
1956: Carrascos do Mar (The Sharkfighters
1956: A Morte Espreita na Floresta (Safari)
1957: Zarak (idem)
1958: Sem Tempo para Morrer (No Time to Die)

A Morte Espreita na Floresta (1956)

Zarak (1957). Com Anita Ekberg.

1958: Bonequinha Chinesa (China Doll)
1958: Missão Audaciosa (Escort West
1959: Bandido Sanguinário (The Bandit of Zhobe)
1959: O Grande Circo (The Big Circus)


O Fino da Vigarice (1966). Com Peter Sellers e Britt Ekland.

1962: Os Bravos Tártaros (I Tartari)
1966: O Fino da Vigarice (Caccia Alla Volpe)
1968: Os Monkees Estão de Volta (Head)

Confusões por Todos os Lados (1972). Com Lynn Redgrave. 

1972: Confusões por Todos os Lados (Every Little Crook and Nanny)
1976: Won Ton Ton, o Cachorro que Salvou Hollywood (Won Ton Ton, The Dog Who
Saved Hollywood)
1984: Sansão e Dalila (Samson and Delilah)-Para TV.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Convidado Bem Trapalhão (1968): Blake Edwards faz Peter Sellers promover uma festa de arromba!

UM CONVIDADO BEM TRAPALHÃO ( The Party ) , produzido em 1968, é considerada a comédia mais hilariante do eterno Peter Sellers (1925-19...