segunda-feira, 1 de maio de 2023

Delírio de Loucura (1956): Nicholas Ray Alerta Sobre os Efeitos Colaterais da Cortisona



Quando o cineasta Nicholas Ray (1911-1979) realizou DELÍRIO DE LOUCURA (Bigger Than Life) em 1956, a cortisona, uma substância química que tem finalidade de combater inflamações articulares ou alérgicas, estava em sua fase inicial de pesquisa. Ray abriu aqui novas perspectivas no campo cinematográfico ao divulgar o caráter denunciatório dos efeitos colaterais que tais substâncias produzem através da promessa de cura, mas não faz mais do que merecer uma análise acurada da vida cotidiana. Desde que estreou no cinema em 1949, Nick Ray, que nunca acreditou em "obra desinteressada" e sim na “arte pela arte”, fez de seus trabalhos uma tribuna para suas pregações de ordem moral, sobretudo para a juventude que foi sua ocupação predileta, tal como fez em Amarga Esperança (1949) e Juventude Transviada (1955), este então que ficou nos registros da história como uma das obras mais importantes já realizadas no terreno da contribuição para a Sétima Arte. 


Diretor Nicholas Ray.

Em DELÍRIO DE LOUCURA, a preocupação de Ray ainda é com os jovens. Mesmo querendo mascarar a tragédia da trama com dosagem irônica e humorística fornecida pelo diálogo, o diretor consegue fazer a história gerar em torno de uma droga até então objeto de estudos, e de suas consequências para o comportamento humano. Ray dirige todas as suas atenções para a influência que isso pode causar na formação da juventude, tentando também alertar aos educadores e professores, que tem voz ativa para a juventude. Curiosamente, tal como em Juventude Transviada, a trama situa-se dentro de uma escola, cujos personagens refletem todos os problemas domésticos dos próprios educadores, os formadores do ensino.

James Mason como o Professor Ed Avery...
...casado com Lou (Barbara Rush) e pai de um menino. Ele sofre de uma inflamação arterial e é submetido a cirurgia.

Após o processo cirúrgico, Ed passa a tomar cortisona.
O personagem central não é nenhum jovem ou aluno de qualquer instituição de ensino, mas sim um professor de quase meia idade, Ed Avery (James Mason, 1909-1984), casado com Lou (Barbara Rush) e pai de um menino, Richie (Christopher Olsen), que cumpre duas jornadas de trabalho no colégio que leciona. Uma inflamação arterial leva Ed a fazer tratamento com cortisona. As dores desaparecem, mas a droga acaba viciando-o. O então equilibrado e prestativo professor muda totalmente seu comportamento, transformando-o num megalomaníaco, com delírios de grandeza e poder, submetendo toda a família a pressão psicológica e violência. Mais do que retratar uma denúncia sobre as drogas, DELÍRIO DE LOUCURA é sobre um homem lidando com sua própria mortalidade. Ed Avery é, antes de qualquer coisa, um homem que descobre que sua morte está próxima e que tudo que o resta não será suficiente para sua plenitude. Num mundo onde a sociedade da perfeição e do bem-estar são as que mais proclamam, seu crescente narcisismo o infantiliza, e a consciência emergente de sua mortalidade o põe em contraste com o mundo a sua volta, fazendo compartilhar com todos a sua fúria, como meio de imposição. 

O vício pela cortisona altera a personalidade de Ed Avery.
Uma das cenas que refletem a vida cotidiana de uma família, como o homem no banheiro fazendo a barba.
A interpretação de James Mason (que também é o produtor) está entre as mais espetaculares de sua carreira, muito embora se estranhe sua escalação para um papel que exigiria um tipo genuinamente americano. Ator inglês com tendências teatrais, seu sotaque parece posicioná-lo em uma esfera diferente daquela em que está inserida na trama, a agradável e segura classe média americana do pós-guerra. Mas isso não impede que Nicholas Ray nos mostre um pouco da vida cotidiana da sociedade americana daqueles tempos, como uma mulher na cozinha preparando o café, o homem no banheiro fazendo a barba, ou uma criança vendo televisão, nada tão diferente como nos nossos dias que são mostradas milhares e milhares de vezes em tantos filmes ou novelas de TV. A diferença é que Ray consegue dar um tom diferente a estes detalhes tão simples da cotidiana vida familiar, transformando o pitoresco num elemento de dramaticidade constitutivo da própria essência da história, fazendo das angustias do amor elemento mais importante que a curiosidade despertada pela situação pouco habitual, dando ao diário sua verdadeira significação no processo interpretativo da alma humana.

Divulgação


Ed se torna um ser megalomaníaco, com mania de grandeza e poder, não poupando nem mesmo a esposa e o filho de tortura psicológica.
Entretanto, a crítica americana acolheu com muita hostilidade DELÍRIO DE LOUCURA. Já os franceses entenderam os propósitos do diretor na obra, que nele vislumbraram uma reflexão sobre a revolta contra a mediocridade da vida americana. Cyril Hume (1900–1966), que redigiu muitas das histórias de Tarzan para a MGM e RKO em produções estreladas por Johnny Weissmuller, junto com Richard Maibaum (1909–1991), compôs um script baseado em artigo publicado por Burton Roueche (1909–1971), jornalista que escreveu uma matéria alertando sobre os riscos da então nova droga através de um paciente em crise. Ainda no roteiro, o diretor Ray, o ator e produtor Mason, e o renomado Clifford Odets (1906–1963) também deram suas colaborações sem receberem créditos. A equipe técnica é de primeira categoria, como o fotógrafo Joseph MacDonald  (1906–1968) e o compositor David Raksin (1912–2004), que realizou a trilha sonora. 

Barbara Rush é Lou Avery, esposa de Ed.
Richie Avery, filho do casal, vivido por Christopher Olsen.
Ed aplicando uma das muitas torturas psicológicas sobre o filho e a esposa.
Como notado pelo crítico e cineasta francês Jacques Rivette (1928-2016) em seu artigo De l´envention, publicado pela Cahiers du Cinéma (edição 27), Ray reflete “a ansiedade sobre a vida, uma perpétua inquietação que é paralela àquela de seus personagens”, onde “a batalha real encontra-se apenas em um dos personagens, contra seu demônio interior da violência, ou de um pecado mais secreto, que parece associado ao homem e sua solidão”. Bigger Than Life é um filme que deve ser visto como um pouco acima de uma realização cinematográfica, feita sob os auspícios e interesses comerciais de um grande estúdio (no caso, a 20th Century Fox), um filme que é o resultado de uma concepção bastante diferente das formas estabelecidas e que exige do espectador não o riso desconcertado, mas um esforço de reflexão e inteligência para compreender a nobre mensagem que Nicholas Ray deseja nos passar. 

Walter Matthau é Wally Gibbs, professor de Educação Física e colega de Ed na escola que leciona...
...que chega a tempo de salvar Lou e o filho...
...antes que o pior aconteça.
Além de James Mason, temos a presença da bela Barbara Rush, que proporciona uma grande interpretação como a esposa de Ed, Lou. Repentinamente, Barbara em DELÍRIO DE LOUCURA adquiriu uma maturidade artística há muito refreada pela incompreensão dos produtores. Walter Matthau (1920–2000) faz o professor de Educação Física Wally Gibbs, que chega a tempo de salvar Lou de ser morta pelo marido. E o veterano Robert F. Simon (1908-1992) interpreta o Dr.Norton.

James Mason em uma de suas melhores atuações!

Apesar dos dramas, nem tudo está perdido para Ed, que receberá tratamento para se livrar do vício e o apoio familiar.
James Mason e Barbara Rush, o casal de
DELÍRIO DE LOUCURA (1956).


DELÍRIO DE LOUCURA é uma obra de importância capital na história do cinema, a menos que estejamos enganados no que concerne-se aos fundamentos e objetivos dessa arte admirável, e que concordemos que o cinema não é apenas "diversão digestiva, especialmente depois do jantar"

Divulgação do filme pelos jornais cariocas. O Cine Roxy ainda continua de pé em Copacabana, e o Palácio hoje é o Teatro Riachuelo, centro do Rio de Janeiro.

FICHA 
TÉCNICA

Poster divulgatório

DELÍRIO DE 

LOUCURA

(Bigger Than Life)

País – Estados Unidos

Ano – 1956

Gênero - Drama

Direção – Nicholas Ray

Produção – James Mason, em produção e distribuição pela 20th Century Fox.

Roteiro – Cyril Hume e Richard Maibaum (e não creditados: James Mason, Nicholas Ray e Clifford Odets)

Fotografia – Joseph MacDonald, em Cores

Edição - Louis R. Loeffler.

Música – David Raksin

Metragem – 95 minutos.


Divulgação

ELENCO

James Mason – Professor Ed Avery

Barbara Rush – Lou Avery

Walter Matthau – Instrutor Wally Gibbs

Robert F. Simon – Dr. Norton

Christopher Olsen – Richie Avery

Roland Winters – Dr. Ruric

Rusty Lane – Bob La Porte

Rachel Stephens – Nurse

Kipp Hamilton – Pat Wade

Matéria Publicada originalmente no extinto blog "Filmes Antigos Club - A Nostalgia do Cinema" em agosto de 2016.

Paulo Telles



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Convidado Bem Trapalhão (1968): Blake Edwards faz Peter Sellers promover uma festa de arromba!

UM CONVIDADO BEM TRAPALHÃO ( The Party ) , produzido em 1968, é considerada a comédia mais hilariante do eterno Peter Sellers (1925-19...