sábado, 13 de maio de 2023

O Desafio das Águias (1968): Burton e Eastwood Em Missão Perigosa nos Alpes Suíços


Autor dos romances Os Canhões de Navarone e Estação Polar Zebra, que viraram tremendos sucessos cinematográficos, o escritor Alistair Maclean (1922-1987) também escreveu O Desafio das Águias (Where Eagles Dare, 1968). Contudo, diferente das duas obras literárias anteriores, Alistair escreveu especialmente para o cinema para depois lançar em livro. 

O escritor Alistair Maclean (1922-1987)
O ator Clint Eastwood e o cineasta (e ex-ator) Brian G. Hutton (1935-2014)
Esta aventura de guerra realizada em 1968 e dirigida por Brian G. Hutton (1935-2014, outrora ator, que chegou a participar do western Duelo de Titãs, dirigido por John Sturges em 1959 com Kirk Douglas e Anthony Quinn), com externas nos congelados Alpes austríacos é o que se pode classificar de um superespectáculo de ação ininterrupta, quase a maneira de outra aventura ao estilo realizada no ano anterior pelo mesmo estúdio (a Metro Goldwyn Mayer) - Os Doze Condenados, de Robert Aldrich. Aliás, as duas produções quase que competem uma com a outra por terem sido lançadas praticamente na mesma época e por se tratarem de temas aventurêscos de guerra.


Clint Eastwood e Richard Burton numa eletrizante aventura
de guerra nos Alpes austríacos.
Não é de desconhecimento por grande parte de cinéfilos entendidos (e sobretudo para os amantes dos filmes bélicos), que a Segunda Guerra Mundial foi, talvez, a maior aventura de todos os tempos. Dificilmente um roteirista poderia conceber uma obra tão brilhante, empolgante e eletrizante. Alistair Maclean conseguiu esta proeza.

O tenente americano Scheaffer (Clint Eastwood) e o major inglês John Smith (Richard Burton), já disfarçados entre os alemães.
Apesar do absurdo da verdadeira guerra, O Desafio das Águias é um espetáculo vibrante e colorido, visualmente charmoso e atraente. O sucesso da fita esta escudado pelo apelo da aventura, seguida de inteligente história de detetive. Obviamente, tudo significa um irrealismo que não foi convivida por aqueles que lutaram durante a Segunda Grande Guerra. E como no cinema a guerra também custa cara, filmes ao estilo deixaram a realidade de lado, não havendo limites para a ficção. Assim, O Desafio das Águias prometeu ser uma diversão descompromissada com fatos reais, pois para o escritor Alistair MacLean, que redigiu o roteiro para o filme e lançou um romance,a guerra parece ser uma aventura acima de tudo.

O major Smith rendendo os inimigos.
Entretanto, Smith sabe que entre seus homens, pode existir
um traidor que põe em risco o sucesso da missão.
O major Smith (Richard Burton) mandando fogo contra os nazis.
Em sua obra Os Canhões de Navarone, embora a narrativa fosse acionada pela ação física, o filme (de J. Lee Thompson e estrelado por Gregory Peck) tratava de tipos humanos e procurava não perder o contato com a plateia, que poderia muito bem se identificar com algum dos personagens. Já em O Desafio das Águias tal não procede. Os personagens parecem ter uma personalidade única, com um objetivo em comum. Afinal, a maior preocupação do filme dirigido por Brian G. Hutton é entreter o público, com uma aventura detetivesca e de suspense quase que espectral.

Os nazistas dos Alpes.
O Chefe da Gestapo, coronel Von Happen, vivido por Derren Nesbitt.
O enredo é assim: Alguns meses antes do dia "D", da invasão da Normandia pelos exércitos aliados, um avião americano cai em território europeu dominado pelos alemães, e apenas um general americano sobreviveu ao acidente. Sete homens liderados pelo major inglês John Smith (Richard Burton, 1925-1984), executam uma missão quase que impossível: caem de paraquedas nos Alpes da Baviera afim de, passando-se por oficiais nazistas, recapturar este oficial americano, que acabou prisioneiro dos alemães.

Richard Burton em um papel de extrema adrenalina.
Clint Eastwood é o tenente americano Morris Scheaffer.
A prematuramente falecida Mary Ure como a agente Ellison
O general capturado é levado ao Quartel General dos Nazistas num mosteiro localizado no alto de uma montanha nos Alpes Suíços. O que os alemães não sabem é que esse militar conhece todos os planos de invasão, e a Inteligência Britânica é acionada para resgatar o General a qualquer preço, antes do Dia "D". Para ajudar o major Smith e seus homens, estes contam com a agente aliada Mary Ellison (Mary Ure, 1933-1975), que servirá de álibi para penetrar no Castelo das Águias, localizado no pico de uma montanha e ao qual só se tem acesso teleférico.

A Agente Mary Ellison (Mary Ure) auxilia o major Smith
(Richard Burton)
Smith e Scheaffer, prontos para dar o bote contra os nazistas.
Scheaffer tentando monitorar o teleférico.
Entretanto, existe entre os homens de Smith um traidor. Dois oficiais do grupo são assassinados assim que chegam aos Alpes. O restante, incluindo o próprio Smith e o tenente americano Morris Scheaffer (Clint Eastwood), dão prosseguimento à missão, desafiando situações de alto risco, suspense, e violência.

A Agente Ellison (Mary Ure) é pura adrenalina.
Um dos momentos mais tensos do filme: a luta de Smith (Richard Burton) contra dois inimigos em cima do teleférico em movimento.
As bombásticas sequências de adrenalina foram realizadas por um veterano mestre de ação, Yakima Canutt (1895-1986), diretor de segunda unidade (Canutt foi o responsável pela “Corrida de Quadrigas” em Ben-Hur de 1959 e foi dublê de John Wayne em No Tempo das Diligências, em 1939). No elenco, ainda vale destacar a presença da bela Ingrid Pitt (1937-2010), como uma segunda agente aliada que auxilia “nossos heróis”.

A bela Ingrid Pitt, como uma espiã aliada.
Elizabeth Taylor, então esposa de Richard Burton, acompanha
o marido nas filmagens. Ao lado da atriz, Clint Eastwood.
Como curiosidade sobre esta produção, vale destacar a presença de Richard Burton num papel que exigia um grande preparo físico. Antes das filmagens começarem, Burton estava passando uma semana no mesmo hotel (com sua então esposa, Elizabeth Taylor, que acompanhou grande parte das filmagens) em que Clint Eastwood estava hospedado, e Burton convidou-o às dez da manhã para beber.

Clint Eastwood e Richard Burton. "Amigos de copo" antes das filmagens.
Ingrid Pitt, Clint Eastwood, Mary Ure, e Richard Burton,
brindando o término das filmagens.
Burton, já inchado de tanto álcool, bebeu até a noite três ou quatro garrafas de scotch e fumou mais de três maços de cigarro. Burton só aceitou o papel em O Desafio das Águias para satisfazer seus filhos, que queriam ver o pai em um filme movimentado de ação.

Edição americana do livro de Alistair Maclean
O DESAFIO DAS ÁGUIAS, com Richard Burton na capa.

Enfim, O Desafio das Águias é uma aventura de guerra que não tem compromisso com eventos verdadeiros sobre a Segunda Guerra, mas isso pouco importa quando se trata de cinema quando o objetivo máximo é alcançar o limite da aventura e do entretenimento das plateias, graças à magia da Sétima Arte. Por isso, esta fita estrelada por Richard Burton e Clint Eastwood pode ser considerada uma das mais cativantes e apreciadas por todos os amantes dos filmes de ação, conseguindo prender o espectador até  os nossos dias. No Brasil, o filme foi lançado a 7 de abril de 1969. A Trilha Sonora (antológica) é de composição de Ron Goodwin (1925-2003).

Divulgação do filme em um jornal carioca, em 1969.
O filme foi exibido no extinto METRO BOAVISTA, que era
localizado na Rua do Passeio, Centro do Rio de Janeiro.
FICHA 
TÉCNICA
O Desafio das Águias
(Where Eagles Dare)

Ano de Produção: 1968.

País: Estados Unidos e Inglaterra

Direção: Brian G. Hutton

Produção: Jerry Gershwin, Denis Holt e Elliott Kastner em produção e distribuição da Metro Goldwyn Mayer

Roteiro: Alistair MacLean, com base em seu livro

Gênero: Guerra

Fotografia: Arthur Ibbetson

Trilha Sonora: Ron Goodwin

Tempo de Duração: 158 minutos.

Estúdio: Metro Goldwyn Mayer


Divulgação

Elenco

Richard Burton – Major John Smith

Clint Eastwood – Tenente Morris Scheaffer

       Mary Ure – Mary Ellison

Patrick Wymark – Coronel Turner

Michael Horden – Almirante Rolland

Donald Huston – Christiansen

       Peter Barkworth – Berkeley

William Squire  - Thomas

Robert Beatty    - Carnaby

Brook Williams  - Sgt. Harrod

       Ingrid Pitt - Heidi

Derren Nesbitt - Von Happen

Ferdy Mayne - Rosemeyer



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Convidado Bem Trapalhão (1968): Blake Edwards faz Peter Sellers promover uma festa de arromba!

UM CONVIDADO BEM TRAPALHÃO ( The Party ) , produzido em 1968, é considerada a comédia mais hilariante do eterno Peter Sellers (1925-19...