domingo, 28 de maio de 2023

ESPECIAL: Os Maiores Compositores do Cinema. 1ª Parte.


O que seria da Sétima Arte sem o acompanhamento musical? É inegável que o cinema e a música são duas artes que caminham juntas, pois a trilha sonora de um filme fornece o clímax  ideal no desenrolar de uma trama. Todas as expressões apresentadas num acorde de Trilha Sonora (ou como chamam nossos irmãos portugueses, de Banda Sonora) realçam aventura, grandeza, tristeza, romance, amor e ódio no teor de uma obra cinematográfica. Sem a música, o cinema não seria uma arte completa a luz das plateias.

O que seriam estas cenas de ação sem o score dos grandes compositores? Pois o cinema antigo foi abençoado por muitos deles, que fizeram encantar o público com seus acordes. Cada um exercia seu repertório, cada um tinha seu estilo único e sua originalidade, e para os amantes das trilhas sonoras clássicas do cinema, dificilmente tal estilo passa desapercebidamente.  Podemos reconhecer em cada um destes Mestres o seu estilo próprio, deixando um legado não somente importante para a Sétima Arte, mas também para a História da Música.

Nesta 1ª parte, levaremos para este artigo os primeiros quinze compositores do cinema  que deram a Tela Maior sua imensa contribuição, levando para o  público acordes de sentimento e emoção, dando ainda mais vida para as superproduções. Clássicos como Casablanca, E o Vento Levou, Ben-Hur, Sete Homens e um Destino, entre tantos outros, tem a marca indelével destes grandes Mestres. Vamos aqui, apontar um por um, destes grandes maestros:

Alfred Newman

 ALFRED NEWMAN (1901-1970)

Nascido a 17 de março de 1901, em New Haven, Connecticut - Estados Unidos, e vindo de uma família de poucas posses, Alfred Newman foi sem dúvida um dos maiores músicos, compositores e arranjadores do Cinema, uma das grandes expressões que fizeram a grande música da Sétima Arte. Ele tinha um estilo essencialmente lírico, operístico, e expressivo. Seu método de compor era a colocação da atmosfera, a música se contrapondo à ação do filme. Tinha uma reputação de perfeccionista extremo e  era obsessivamente autocrítico. Além disso, era fumante compulsivo.

Divulgação

Alfred foi uma criança prodígio na idade de oito anos. Ele começou como acompanhante ao piano em um vaudeville, e nas covas de orquestra nas salas de cinema, quando estes ainda exibiam os filmes mudos, e graças ao seu talento nato no piano, ganhou uma bolsa de estúdios. Newman traçou seu caminho até a escalada do sucesso, ao realizar sua primeira orquestra com a idade de dezessete anos, e consequentemente, foi rotulado como  o 'menino maestro'. Em 1917, dirigiu-se para Nova York, começando a compor na Broadway, e sua primeira composição foi Escândalos de George White.

ALFRED NEWMAN

Por iniciativa de Irving Berlin (1888-1989), que o indicou ao chefe da United Artists, Joseph M. Schenck (1878-1961) , Newman foi convidado para Hollywood em 1930, com o objetivo de organizar uma composição para a comédia de Berlim Reaching for the Moon (1930). Ele então foi contratado pela United Artists, trabalhando principalmente para Samuel Goldwyn (1874-1979), para um período dede sete anos, entre 1931 a 1938. Produtor Darryl F. Zanuck (1902-1979) se encantou tanto com o trabalho de Newman, que o persuadiu para se juntar a sua recém-formada 20th Century Fox. Seu mandato subsequente na Fox, tanto como compositor e diretor musical, atravessou os anos de 1938 a 1959. Durante este tempo, ele se tornou o mais prodigioso vencedor do Oscar do estúdio. A partir de 1940, até sua partida, ele detinha o título de o maior diretor de música do cinema.

Capa original do long play de O EGIPCIO

Capa original do long play de O MANTO SAGRADO

Em 1940, Newman assumiu a direção musical da Fox, onde criou o tema de abertura até hoje usado nas aberturas de suas produções. Ali, além de compor, fez a direção musical dos seguintes filmes:

A EPOPÉIA DO JAZ/ALEXANDER REGTIME BAND/1936- A VIDA É UMA CANÇÃO/TIN PAN ALLEY/1940- SUA EXCELÊNCIA A EMBAIXATRIZ/CALL ME MADAM/1953-  O REI E EU/THE KING AND I/1956

Destacam-se entre suas maiores composições A Marca do Zorro/ The Mark of Zorro (1940), Almas em chamas/Twelve o' Clock High, a dramática música de apresentação do western de Henry King O Matador/The Gunfighter, e a partitura de O Capitão de Castela/Captain from Castile, de 1952, e O Manto Sagrado/The Robe (1953), a angustiante música que acompanha Cristo carregando a cruz ao Calvário.

Outros trabalhos deste talentoso músico:

O CAPITÃO DE CASTELA

AEROPORTO

NO TURBILÃO DE METRÓPOLIS/STREET SCENE/1931 - O MORRO DOS VENTOS UIVANTES/Wuthering Heighst/1939 - GUNGA DIN/Gunga Din/1939 -COMO ERA VERDE MEU VALE/How Green Was My Valley/1942- AS CHAVES DO REINO/THE KEYS OF THE KINGDOM/1944- O FIO DA NAVALHA/The Razor's Edge/1949- DAVID E BETSABÁ/David and Bethsabá/1951- O MANTO SAGRADO/The Robe/1953- O EGÍPCIO/The Egyptian/1954-  SUPLÍCIO DE UMA SAUDADE/Love is a many Splendored Thing/1955- O DIÁRIO DE ANNE FRANK/ The Diary of Anne Frank/1959- A CONQUISTA DO OESTE/How the West was Won/1962-  A MAIOR HISTÓRIA DE TODOS OS TEMPOS/ The Greatest Story Ever Told/1965- NEVADA SMITH/1966

Pouco antes de morrer de enfisema, a 17 de fevereiro de 1970, Alfred Newman ainda compôs a trilha de AEROPORTOseu último trabalho. Enfim, um dos grandes mestres da Música do Cinema que não deve jamais ser esquecido. 

Victor Young

 VICTOR YOUNG (1899 – 1956)

Nascido a 8 de agosto de 1899 (outras fontes citam 1900) em Chicago, estudou no conservatório de Varsóvia e viajou pela Europa como violonista com a Filarmônica de Varsóvia. Nos anos de 1920, se tornou um mestre em concertos, e foi maestro de artistas de renome como Al Jolson (1886-1950) nos anos de 1930. Entre seus sucessos estão Who’ s Afraid of the Big Bad Wolf  e Mona Lisa.

VICTOR YOUNG

Capa original do lp O MÁGICO DE OZ 

Quando já havia se estabelecido no cinema, sua orquestra acompanhou Judy Garland (1922-1969) em O Mágico de Oz, e em sua famosa canção Over the Rainbow, e Bing Crosby (1904-1977) em Too Ra Loo ra Loo ra no clássico O Bom Pastor, de 1944.

Scaramouche

Os Brutos Também Amam

Capas originals dos LPS dos filmes SCARAMOUCHE, SHANE e POR QUEM OS SINOS DOBRAM, todas compostas pelo Mestre Victor Young.

O início de compor trilhas sonoras aconteceu, de fato, em 1936, e entre mais de 300 executadas de acordo com sua filmografia (e discografia) , encontram-se as de Por Quem os Sinos Dobram (1943), Rio Grande (1950), Scaramouche (1952), e Os Brutos também Amam/Shane (1953).

Victor Young e suas eternas trilhas!

Seu talento chamou a atenção da Paramount Estúdios, onde foi assinado um contrato de um ano em 1936. Ele trabalhou para o estúdio novamente entre 1940 e 1949, mas, nesta altura, sua reputação tornou-se tão formidável que ele chegou a ser considerado como o maior compositor do cinema em sua época, e atribuiu a maior parte de seu sucesso devido ao seu alto grau de instrução.

Capa original do disco DEPOIS DO VENDAVAL

Sua música sutil é perfeitamente integrada em dramas como Vendaval de Paixões (1942), Alma Negra (1948),  e no retumbante clássico do Mestre John Ford (1895-1973) Depois do Vendaval, em 1952.

Capa original do lp SANSÃO E DALILA

Young compôs para muitos filmes sonoros dirigidos por Cecil B. DeMille (1881-1959), o Papa dos filmes épicos e religiosos de Hollywood, entre os quais se destaca Sansão e Dalila, de 1949 (estrelado por Victor Mature e Hedy Lamarr), onde compôs para obra sacra de DeMille a famosa Canção de Dalila, tema da personagem de Lamarr. Em 1955, o cineasta convidou Young para compor a trilha sonora de Os Dez Mandamentos (1956), contudo a saúde impediu o compositor em aceitar o convite, e em seu lugar entrou o jovem (e revelador!) Elmer Bernstein (1922-2004).

Victor Young detém o recorde de número de indicações ao Oscar recebidas antes mesmo de receber um, em definitivo em 1956, pelo delicioso score de A Volta ao Mundo Em 80 Dias (1956). Contudo, Young faleceu a 10 de novembro de 1956, aos 57 anos de idade, de um acidente vascular cerebral, meses antes a premiação que lhe imputou e que foi ganha postumamente. O volume de sua obra e sua popularidade duradoura na música fez garantir a Victor Young sua imortalidade entre as fileiras dos grandes compositores do cinema no século XX.

Miklos Rozsa

   MIKLOS ROZSA (1907-1995)

Miklos Rozsa nasceu em Budapeste a 18 de abril de 1907,  e desde cedo demonstrou a mesma afinidade com sua mãe para a música (Sua mãe tinha treinado ele como um pianista, na Academia Liszt.). Miklos aprendeu o violino, a viola, e piano, e foi publicamente executar Mozart com a idade de 7 anos.

Com a carreira musical esperada, ele foi sendo inspirado por Bartok, Kodaly, entre outros músicos, e compartilhou o seu gosto pela música folclórica húngara. Ele estudou formalmente na Universidade de Leipzig e lá compôs várias obras clássicas, incluindo o seu primeiro Concerto para Violino. Ele continuou a compor depois de se mudar para Paris e ganhou a atenção de Richard Strauss e Dohnanyi.

Miklos Rozsa

Ele estudou em mais de trinta colégios em Londres, e uma de suas composições foi o primeiro para um filme do cinema europeu, dirigidos pelos diretores Jacques Feyder e Alexander Korda. Quando irrompeu a guerra na Europa, Rozsa mudou-se para os Estados Unidos, onde sua trilha O Ladrão de Bagdá (O Livro das Selvas, fita estrelada por Sabu) trouxe-lhe a atenção imediata e uma indicação ao Oscar.

Capa de BRUTALIDADE

Ele continuou seu trabalho em Hollywood e com uma prolífica carreira distinta marcando vários filmes bem conhecidos. Entre estes estão vários exemplos do clássico Film Noir, como Brutalidade/Brutal Force (1947) e Baixeza/Criss Cross (1948) (ambos estrelados por Burt Lancaster) antes que ele conquistasse a reputação de estilista em filmes épicos ou bíblicos, como Ben-Hur,  Quo Vadis e El Cid.  Rozsa também foi professor de música de Jerry Goldsmith.

Miklos Rozsa e suas eternas trilhas!

Capa do disco PACTO DE SANGUE

Pacto de Sangue (1944),  Sangue sobre o Sol (1945), Quando fala o Coração(1945) e Os Assassinos (1946), são suas primeiras obras musicais para o cinema americano. Ganhou seu primeiro Oscar como compositor, em 1946, pela trilha de Quando Fala o Coração, obra dirigida por Alfred Hitchcock (1899-1980) e estrelada por Gregory Peck e Ingrid Bergman.

Capa do CD editado nos EUA do filme QUO VADIS, com trilha do Mestre Miklos Rozsa.

Em 1949, Miklos foi contratado pela Metro Goldwyn Mayer (MGM) para ser um dos compositores do estúdio. Foram momentos altamente produtivos para o compositor húngaro. No ano seguinte, sua primeira trilha para MGM, Quo Vadis, fita dirigida por Mervyn Le Roy (1905-1987) e estrelada por Robert Taylor e Deborah Kerr (e baseada na obra literária de Henrik Sienkiewicz, publicada em 1896) marcou o início de uma nova fase para o músico e maestro, que saiu do estilo psicológico e do submundo dos filmes policiais dos anos de 1940, para o estilo épico e ora religioso, inspirado num estilo greco-romano clássico. Vale lembrar que a partitura de Rozsa para Quo Vadis tornou-se imensamente célebre, sendo a primeira trilha sonora da história do cinema a alcançar grandes índices de vendas de discos

Os Cavaleiros da Távola Redonda

O Vale dos Reis

Capas de CDS com três filmes estrelados por Robert Taylor e musicados por Miklos Rozsa: OS CAVALEIROS DA TÁVOLA REDONDA, O VALE DOS REIS e IVANHOÉ.

Rozsa ainda realizou outras trilhas sonoras para o Estúdio do leão, como Todos os Irmãos eram Valentes(1953), O Veleiro Da Aventura(1951), Ivanhoé, O Vingador do Rei (1953), Os Cavaleiros da Távola Redonda (1954), O Vale dos Reis (1954),  Júlio César (1955), Sede de Viver (1957) e um western, Tributo a um Homem Mau(1958).

A Casa Vermelha

Júlio César

A CASA VERMELHA, JÚLIO CÉSAR e SEDE DE VIVER teve suas trilhas assinadas pelo Mestre Miklos Rozsa.

Recebeu 17 indicações para o Oscar, tendo recebido em sua carreira apenas três: Quando fala o Coração /Spellbound (1945),  Fatalidade/A Double Life(1947), e Ben-Hur (1959).

Ben Hur (1959) com Charlton Heston

Com BEN-HUR, versão de 1959, Rozsa obteve seu segundo Oscar.

BEN-HUR foi um marco memorável na sua carreira, no final da década de 1950. Na década seguinte, com o Oscar conquistado por esta esplendorosa fita épica (que também deu o Oscar ao seu diretor, William Wyler e ao astro Charlton Heston em atuação vibrante) seu contrato com a Metro já estava em fase de expiração.

Rei d
Rei dos Reis (1961) com Jeffrey Hunter

Capas de long play de edição brasileira do filme REI DOS REIS, lançada no início dos anos de 1960, e EL-CID, capa do CD original norte-americano.

Nesta época, Louis B. Mayer (1884-1957) não era mais o chefão do estúdio, pois havia falecido, e Rozsa ainda compôs as trilhas de mais dois épicos espetaculares: Rei dos Reis/ King Of Kings (1961), sacra película recontando a Vida e a Paixão de Jesus Cristo (interpretado por Jeffrey Hunter) dirigida por Nicholas Ray (1911-1979), sendo sua última composição para a MGM, e El-Cid, épico dirigido por Anthony Mann (1906-1967) para a Allied Artist, estrelado Por Charlton Heston e Sophia Loren. Tais filmes com suas composições acabaram por firmar o artista húngaro como um mestre definitivamente estilista no gênero épico.  Encerrando seu contrato com a MGM, Miklos tornou-se independente e disponível para outros estúdios que quisessem contratá-lo. Em 1967, compôs para a Warner a trilha de Os Boinas Verdes/The Green Barett, película de Guerra estrelada e dirigida por John Wayne (1907-1979). Nos anos de 1970, quando os filmes épicos e bíblicos saíram da moda em Hollywood, Rozsa produziu trilhas para outros gêneros, como Providence(1977),  Fedora(1978), e Um Século em 43 minutos(1979).

Miklos Rozsa

Miklos Rozsa, um dos maiores compositores do cinema

Em 1982, Rozsa compôs sua última trilha sonora para um filme de Hollywood: Cliente Morto Não Paga, estrelado por Steve Martin. O Filme era uma paródia dos clássicos filmes noir da década de 1940. O compositor, então com 75 anos de idade, foi chamado para executar e resgatar os arranjos que ele mesmo compôs e produzir a trilha do filme. Vivendo o restante da vida nos Estados Unidos com sua família, com sua aposentadoria, e ainda se apresentando publicamente como convidado em palestras sobre a arte da música, o grande compositor faleceu a 27 de julho de 1995, aos 88 anos de idade.

Bernard Herrmann

 BERNARD HERRMANN (1911-1975)

Nascido a 29 de junho de 1911, este nova-iorquino compôs, entre 1955 e 1964, trilha sonora para todos os filmes de Hitchcock, incluindo Um Corpo que Cai (1958), Intriga Internacional (1959), e Psicose (1960).  Capaz de criar uma atmosfera grandiosa com poucos recursos, Bernard Herrmann desenvolveu o violino como eficaz ferramenta dramática, especialmente na lendária cena do chuveiro, onde a personagem de Janet Leigh (1927-2004) é esfaqueada por Anthony Perkins (1932-1991), em Psicose. 

Intriga Internacional

Psicose

INTRIGA INTERNACIONAL, PSICOSE e UM CORPO QUE CAI, filmes dirigidos pelo mestre do suspense Alfred Hitchcock e musicados pelo Mestre Bernard Herrmann

Aos 20 anos de idade, fundou e conduziu a New Chambler Orchestra , e cinco anos depois, escreveu músicas para o Mercury Playhouse Theater de Orson Welles (1915-1985).

DOIS MESTRES, cada um em seu gênero: Bernard Herrmann e Orson Welles. 

Compôs a impressionante e inovadora música de Cidadão Kane (1941), obra prima do cinema (reconhecida como tal apenas tempos depois, mas mal recebida na época de seu lançamento) dirigida pelo grande Welles, embora naquele ano o Oscar de melhor Score tenha ido para outra trilha sua composta, para o filme O Homem que Vendeu a Alma/All that Money Can Buy (1941).

Bernard Herrmann e seus imortais temas para o cinema

Também contribuiu com uma memorável trilha sonora para Soberba (1942), de Orson Welles, e recebeu a quinta indicação ao Oscar (póstuma) pela música de Taxi Driver- Motorista de Taxi (1976), de Martin Scorcese. Um compositor de múltiplos talentos, Herrmann ainda compôs músicas para Balé, uma ópera, uma sinfonia, uma cantata, e um concerto para violino. Morreu na véspera de natal, a 24 de dezembro de 1975, de um fulminante ataque do coração pouco depois de gravar uma pontuação para Taxi Driver.


Max Steiner

  MAX STEINER (1888-1971)

Nascido em Viena, a 10 de maio de 1888, e filho de músicos proeminentes, Max Steiner foi uma criança prodígio sob a tutela de Gustav Mahler (1860-1911). Para se ter uma ideia da capacidade deste espírito evoluído, completou em apenas um ano um curso de oito anos na Academia Imperial Vienense de Música, e aos 14 anos de idade, compôs sua primeira opereta, tornando-se maestro profissional com 16.

Max Steiner

Após compor várias sinfonias, regeu comédias musicais em Berlim, Paris, e Londres, emigrando depois para os Estados Unidos a convite de Florenz Ziegfied (1867-1932), trabalhando no seu 6th Avenue Theater.

Max Steiner

Com o advento do cinema sonoro, Steiner mudou-se para Hollywood, dando a musica um tom mais dramático, com suas trilhas melódicas e arrebatadoras, estabelecendo um padrão de composição para cinema.

Casablanca

E O Vento Levou

Grandes clássicos do cinema tiveram suas trilhas assinadas pelo Mestre Max Steiner: CASABLANCA, E O VENTO LEVOU e KING KONG, versão de 1933.

Sua marca incomparável esta presente em obras como King Kong (1933), E O Vento Levou (1939), Casablanca (1942), e O Tesouro de Sierra Madre (1948).

O Tesouro de Sierra Madre
  
O TESOURO DE SIERRA MADRE e TAMBORES DISTANTES são aventuras com trilhas assinadas pelo Mestre Max Steiner.

Em 42 anos de carreira, Max Steiner compôs a trilha de mais de 200 filmes, e foi indicado 26 vezes ao Oscar, recebendo três deles, por O Delator (1935), A Estranha Passageira (1942), E Desde que Partiste (1944), A Virgem de Fátima (1952) e Tambores Distantes (1952).  Max Steiner morreu a 28 de dezembro de 1971.

Franz Waxman

  FRANZ WAXMAN (1906 –1967)

Um dos compositores mais universais e criativos durante três décadas, a partir dos anos de 1030, seu repertório formidável abrangia as loucas palhaçadas dos Irmãos Marx em Um dia nas Corridas, de 1937, assim como na comédia estrelada por Katharine Hepburn, Cary Grant, e James Stewart, Núpcias de Escândalo, de 1940 e dirigido por George Cukor (1899-1983), e também ni suspense noir A Vida por um Fio, de 1948.

Franz Waxman e seus inesquecíveis temas!

Nascido a 24 de dezembro de 1906,  na Polônia, depois de trabalhar como bancário, tocou piano em bandas que se apresentavam em cafés para pagar seus estudos no Conservatório de Berlim e na Academia de Música de Dresden.

Entrando para o cinema em 1930, com o arranjo musical para O Anjo Azul (1930), e fazendo em seguida para diversas trilhas para filmes alemães. Saiu da Alemanha quando os nazistas passaram a atacar os judeus.

Crepúsculo dos Deuses

JANELA INDISCRETA e CREPÚSCULO DOS DEUSES tiveram suas trilhas assinadas pelo Mestre Franz Waxman. 

Em Hollywood, chefiou o departamento de música da Universal Estúdios, e mais tarde, foi contratado como maestro da MGM. Em 1942, foi diretor de música da Warner e lá permaneceu até 1946, quando criou o festival de música de Los Angeles.

REBECCA, A MULHER INESQUECÍVEL.

É mais lembrado por suas trilhas  para Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940), Suspeita (1941) e Janela Indiscreta (1954), ambos de Alfred Hitchcock. Compondo inúmeras trilhas sonoras até sua morte, a 24 de fevereiro de 1967, ganhou o Oscar por seu trabalho em Crepúsculo dos Deuses (1950) e Um Lugar ao Sol (1951).

Erich Wolfgang Korngold
 
 ERICH WOLFGANG KORNGOLD (1897- 1957)

Nascido a 29 de maio de 1897, na Morávia, foi uma criança prodígio, cuja primeira cantata, “gold”, levou o compositor Gustav Mahler (1860-1911) a declara-lo um gênio.. Escreveu músicas, composições para orquestra e óperas para os salões de Viena e Berlim, bem como trilhas sonoras de cinema para o diretor Max Reinhardt (1873-1943).  Este o levou para a Hollywood, para os estúdios da Warner, para escrever a trilha de Sonho de Uma noite de verão (1935), cujo o arranjo foi feito a partir da música de Mendelssohn.

Capa original do CD da trilha do filme AS AVENTURAS DE ROBIN HOOD.

Impedido de voltar a Viena para apresentar sua ópera (a quinta de sua carreira), deu continuidade ao que se tornaria uma grande parceria com a Warner, durante a qual suas ricas melodias realçaram diversos filmes de época, com destaque para os estrelados por Errol Flynn (1909-1959).

Capa do CD O GAVIÃO DO MAR.

Suas trilhas sonoras para Meu Reino por Amor (1939) e O Gavião do Mar (1940) foram indicadas para o Oscar.  Conquistou o Oscar pela trilha sonora de Adversidade (1936), mas seu grande marco foi para composição da trilha do delicioso clássico dos filmes de Aventura, As Aventuras de Robin Hood (1938), estrelado por Flynn e Olivia de Havilland (1916-2020), onde também foi agraciado com o prêmio da Academia.

Uma das mais perfeitas combinações de som e imagem jamais conseguidas num filme, pois cerca de dois terços da duração de As Aventuras de Robin Hood  são apoiadas pela musica de Korngold, que é praticamente um libreto de ópera menor. Os resultados valeram ao compositor austríaco o Oscar pela Melhor Música original de 1938, e pensar que estava a recusar a compor por não se tratar de um estilo seu. Caso recusasse, Erich voltaria a Viena, onde certamente teria sérios problemas para fugir à perseguição dos nazistas, que o declararam persona non grata . Até o fim de sua vida, em 1957, Korngold sempre declarava que fora Robin Hood que lhe salvara a vida.

Capa do CD O LOBO DO MAR

Outras músicas memoráveis deste grande compositor de cinema foram: Em Cada Coração um Pecado (1942), O Lobo do Mar (1942), e Que o Céu a Condene (1946). Em 1943, Korngold tornou-se cidadão americano, trabalhando e vivendo o resto de seus dias nos Estados Unidos, onde morreu a 29 de novembro de 1957.

Dimitri Tiomkin

  DIMITRI TIOMKIN (1894- 1979)

Atuando em Hollywood por 40 anos, ele nasceu na Russia, a 10 de maio de 1894 (outras fontes mencionam 1899), e teve formação clássica. Indicado para 22 Oscars, ganhou quatro, sendo dois por Matar ou Morrer (1952), clássico do Western estrelado por Gary Cooper e Grace Kelly,  e dirigido por Fred Zinnemann (1907-1997), e os outros por Um fio de Esperança (1954) e O Velho e o Mar (1958).

Matar ou Morrer

MATAR OU MORRER e UM FIO DE ESPERANÇA  tiveram seu temas musicados pelo Mestre Dimitri Tiomkin.

Tiomkin era pianista concertista e maestro quando emigrou para os Estados Unidos em 1925. A música balé composta por ele para o curta ainda da era do cinema mudo, The Devil's Cabaret, de 1929, rapidamente conduziu a trilhas sonoras completas, começando com Ressurreição, em 1931.

HORIZONTE PERDIDO, versão de 1937

Qualquer menção a suas trilhas sonoras para o cinema teria de incluir Horizonte Perdido (1937), de Frank Capra; O Galante Aventureiro (1940), de William Wyler; Duelo ao Sol (1946), de King Vidor; A Felicidade não se Compra (1947), de Capra; Disque M para Matar (1954), de Alfred Hirchcock; Sua Majestade, o Aventureiro (1953),de Byron Haskins; Assim Caminha a Humanidade (1956), de George Stevens; Sem Lei e Sem Alma (1957), de John Sturges; Os Canhões de Navarone (1961), de J. Lee Thompson; O Álamo (1960), de John Wayne; Sublime Tentação (1956), de William Wyler; A Queda do Império Romano (1964), de Anthony Mann; 55 Dias em Pequim (1962), de Nicholas Ray; e Gigantes em Luta (1967), de Burt Kennedy.

O Álamo

Onde Começa o Inferno

Três dos veículos estrelados por John Wayne tiveram trilhas assinadas pelo Mestre Tiomkin: O ALAMO, ONDE COMEÇA O INFERNO e RIO VERMELHO.

Tiomkin ainda é muito lembrado pela composição para inúmeros Westerns, além de Matar ou Morrer (1952) e Sem Lei e sem Alma (1956)compôs também para Rio Vermelho (1947), de Howard Hawks; O Passado não Perdoa (1960), de John Huston; A Passagem da Noite (1957) de  James Neilson;  Duelo de Titãs (1957), de John Sturges; e Onde Começa o Inferno (1958) de Howard Hawks, o “ Cineasta Falcão”.

Dimitri Tiomkin

Dimitri Tiomkin aposentou-se em 1970 e viveu o resto de seus dias na Inglaterra, falecendo a 11 de novembro de 1979.

Alex North

 ALEX NORTH (1910-1991)

Com formação clássica, o Americano nascido em Pensylvania a 4 de dezembro de 1910 contribuiu com trilhas marcantes para diversos filmes, do épico ao excêntrico, como Uma Rua chamada Pecado (1951), Papai Pernilongo (1955), Spartacus (1960), Os Desajustados (1961), Cleópatra (1963), Agonia e Êxtase (1965), Quem Tem Medo de Virginia Woof? (1966), As Sandálias do Pescador (1968), e A Honra do Poderoso Prizzi (1985). Escreveu até uma música para Ghost, do Outro lado da Vida, pouco antes de falecer, a 8 de setembro de 1991, aos 80 anos de idade.

Spartacus

Uma Rua Chamada Pecado

SPARTACUS, UMA RUA CHAMADA PECADO e AS SANDÁLIAS DO PESCADOR tiveram seus temas assinados pelo Mestre Alex North.

Apesar de 15 indicações para o Oscar, teve de esperar até 1986 para receber um Oscar por sua honrosa contribuição durante toda a vida. Seu grande repertório de composições inclui três sinfonias. Colaborou também com Benny Goodman (1909-1986), e escreveu músicas para Balé, para coreógrafos americanos.

Elmer Bernstein

  ELMER BERNSTEIN (1922 – 2004)

Nascido a 4 de abril de 1922, Bernstein colaborou com alguns dos maiores cineastas de todos os tempos, de Cecil B. DeMille a Martin Scorsese.  Antigo bailarino e pianista concertista, Elmer deixou as rádios de Nova York e seguiu para Hollywood em 1950. Sua obra compreende trilhas sonoras para filmes de aventura, dramas, comédias, e westerns.

O jovem Elmer Bernstein e o diretor Cecil B. DeMille

Para o lendário e veterano cineasta Cecil B. De Mille, o jovem Elmer Bernstein compôs para o grande clássico do cinema bíblico OS DEZ MANDAMENTOS, em 1956

Sua revelação aconteceu em 1956, quando foi chamado pelo lendário Cecil B. DeMille (1881-1959) para compor a trilha sonora do épico religioso Os Dez Mandamentos, retumbante sucesso de bilheteria e crítica estrelado por Charlton Heston (1923-2008), que levou  muitos para as salas de cinema pelos quatro cantos da Terra, e tal sucesso também deveu-se a composição de Bernstein, que substituiu outra lenda das trilhas sonoras, Victor Young, que estava cotado para escrever o tema. Mas Young estava doente, vindo a falecer pouco tempo depois.

O Homem do Braço de Ouro

Sete Homens e Um Destino

O HOMEM DO BRAÇO DE OURO, SETE HOMENS E UM DESTINO (Versão de 1960) e CABO DO MEDO foram sucessos com temas musicais assinados pelo Mestre Elmer Bernstein. 

Bernstein musicou cerca de 200 filmes, muitos dos quais lembrados por suas composições: Sete Homens e um Destino (1960), que acabou também sendo a trilha do comercial dos cigarros Marlboro; Fugindo do Inferno (1963); e O Sol é para Todos (1962). Em 1991, adaptou a partitura musical de Cabo do Medo (Cape Fear), de seu mentor Bernard Herrmann, de 1962, para a refilmagem de Martin Scorsese.

Irmão Contra Irmão

Bernstein também é lembrado como um dos melhores compositores para Westerns, entre os quais IRMÃO CONTRA IRMÃO e OS FILHOS DE KATIE ELDER. 

Além de Sete Homens e um Destino, Bernstein também escreveu trilhas vibrantes para muitos bons Westerns (e muitos destes protagonizados por John Wayne em fim de carreira), como A Volta dos Sete Homens (1966, sequencia de Sete Homens e um Destino), Irmão Contra Irmão (1958), Nas Trilhas da Aventura (1965), Os Filhos de Katie Elder (1965), Revanche Selvagem (1968), Bravura Indômita (1969),  Jake Grandão (1970), Cahill, O Xerife do Oeste (1973), e O Último Pistoleiro (1975), que acabou se tornando o último filme de John Wayne. Bernstein ainda compôs trilha para a série de TV The Big Valley, protagonizada por Barbara Stanwyck e Lee Majors, entre 1967 a 1968.

Os Insaciáveis

Hawai

OS INSACIÁVEIS, HAWAI e A SOMBRA DE UM GIGANTE tiveram seus temas assinados pelo Mestre Bernstein

Outros grandes trabalhos musicais para o cinema deste requintado Mestre: O Homem do Braço de Ouro (1957), Lafitte, o Corsário (1958), Os Insaciáveis (1964), Havai (1966), A Sombra de um Gigante (1968), A Ponte de Remagem (1969),  Canhões para Córdoba (1970), Houve uma vez um Verão (1972), Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (1980), Os Caça Fantasmas (1984), e O Anjo Malvado (1993).

Elmer Bernstein

Elmer Berstein em 1994

Bernstein gravou seleções de seu trabalho e o de Herrmann com a Real Orquestra Filarmônica de Londres e recebeu um Oscar pela música de Positivamente Millie, em 1967, e um Emmy pela versão para a TV de The Making of a President.  Elmer Bersntein morreu a 18 de agosto de 2004, aos 82 anos de idade.

Jerry Goldsmith

  JERRY GOLDMISTH (1929- 2004)

Nascido a 10 de fevereiro de 1929, em Passadena, na Califórnia, foi aluno notável de Miklos Rozsa, e após algum tempo na TV compondo para algumas séries televisivas como Gunsmoke e Agente 86, compôs a trilha de filmes de grande sucesso do cinema, como Freud, Além da Alma (1962), O Expresso de Von Ryan (1965),  O Planeta dos Macacos (1968), A Hora da Pistola (1966),  Patton, Rebelde ou Herói? (1970), e Os Meninos do Brasil (1978).

Freud, Além da Alma

A Profecia

Planeta dos Macacos (1968)

FREUD- ALÉM DA ALMA, O PLANETA DOS MACACOS (versão 1968), A HORA DA PISTOLA e A PROFECIA foram filmes com trilhas sonoras assinadas pelo Mestre Jerry Goldsmith. 

Ganhou o Oscar pela composição de A Profecia (1976), onde admitiu sua adoração por Stravinsky (pela maneira como movimenta os ritmos), e também por Rozsa (que foi seu mestre). Goldsmith sempre declarava ser “ele mesmo, embora sendo escravo do filme”. Morreu em 21 de julho de 2004.

Henry Mancini

  HENRY MANCINI (1924-1994)

Henry Mancini nasceu em Cleveland, Ohio, a 16 de abril de 1924. Além do tema de A Pantera Cor de Rosa (1964) e Bonequinha de Luxo (1961), com a famosa balada Moon River. Mancini gravou mais de 90 discos, recebeu 20 Grammies dentre as suas 72 indicações e quatro Oscars dentro de 18. Filho de imigrantes italianos estudou música na Juilliard antes de entrar para a Orquestra de Glenn Miller como pianista e arranjador.


A Marca da Maldade

A MARCA DA MALDADE e ARABESQUE são clássicos cujos temas musicais foram assinados pelo Mestre Henry Mancini. 

Entrou para o cinema como arranjador de Música e Lágrimas (1954), fita que contra a trajetória de seu mentor, Glenn Miller, e dirigida por Anthony Mann (1906-1967) estrelada por James Stewart (1908-1997) – e por este arranjo obteve sua primeira indicação ao Oscar, e depois trabalhou em The Benny Goodman Story (1956).

Capa original de CD com as músicas da série de TV PETER GUNN, musicada por Henry Mancini

Criou a música intensa e percussiva para A Marca da Maldade(1958), Obra Prima de Orson Welles (1915-1985), estrelada por Charlton Heston, além de fazer a trilha sonora para Peter Gunn, do mesmo ano, dirigida por Blake Edwards (1922-2010). A mesma trilha também serviu para a série televisiva homônima estrelada por Craig Stevens (1918-2000).

Charada

Hatari

Um Caminho Para Dois

CHARADA, HATARI, UM CAMINHO PARA DOIS e UM CONVIDADO BEM TRAPALHÃO são clássicos com trilha sonora composta pelo Mestre Henry Mancini.

Com Blake Edwards, Mancini iniciou uma parceria que iria engoblar 26 filmes, incluindo as trilhas de Vício Maldito (1962), A Corrida do Século (1965), e Mulher Nota 10 (1979). Seu maior sucesso foi alcançado com o solo instrumental do tema romântico de Romeu e Julieta (1968), de Franco Zeffirelli (1923-2019), e escreveu as inesquecíveis músicas de Hatari (1962, e o famoso “passos do elefantinho”), Charada (1963), Arabesque (1964), Um Caminho para Dois (1967), e Um Convidado bem Trapalhão (1968). Henry Mancini morreu de câncer, a 14 de junho de 1994.

Mario Nascimbene

 MARIO NASCIMBENE (1913-2002)

Nascido a 28 de novembro de 1913, em Milão, Itália, foi o primeiro compositor italiano contratado para trabalhar em Hollywood, em 1953, abrindo o mercado norte-americano para outros compositores conterrâneos seus, como Nino Rota, Ângelo Francesco Lavagnino , entre outros. 

Os Vikings

VIKINGS - OS CONQUISTADORES e DOUTOR FAUSTOS são filmes com trilhas sonoras assinada pelo Mestre Italiano Mario Nascimbene. 

Em Hollywood, a produção musical de Nascimbene foi bastante intensa, tendo composto trilhas verdadeiramente notáveis como A Condessa Descalça (1954), Adeus as Armas (1957), Vikings, os Conquistadores (1958), Salomão e a Rainha de Sabá (1959), Constantino e a Cruz (1961), Barrabás (1962), São Francisco de Assis (1962), e Doutor Faustus (1967), entre outros.  Na Itália, Nascimbene era o compositor predileto do diretor Valério Zurlini (1926-1982). Foi através da trilha sonora de Um Verão Violento (1959) que ele ganhou o Nastro d'Argento de 1960.

Capa original do CD BARRABÁS.

Em 1991 o compositor Nascimbene foi premiado com o David Donatello, que é uma espécie de Oscar da Itália, pelo conjunto da sua realização como compositor de trilhas sonoras. Faleceu em 11 de janeiro de 2002, em Roma.

Maurice Jarre

  MAURICE JARRE (1924- 2009)

Maurice-Alexis Jarre nasceu a 13 de setembro de 1924, em Lyon, França. Considerado um dos principais compositores da história do Cinema, suas canções para grande parte de muitos dos sucessos das telas estão entre as mais conhecidas o TEMA DE LARA de Dr. Jivago (1965), bem como suas magníficas trilhas para os filmes O Mais Longo dos Dias (1962), Lawrence da Arábia (1962), Os Profissionais (1965), e a Filha de Ryan (1970), que são melodias reconhecidas instantaneamente pelos amantes da Sétima Arte.

O Mais Longo dos Dias

Lawrence da Arábia

O MAIS LONGO DOS DIAS, LAWRENCE DA ARÁBIA e DOUTOR JIVAGO são temas musicais famosos assinados pelo Mestre Maurice Jarre.  

Jarre estudou no conservatório de Paris antes de juntar-se à orquestra de Jean-Louis Barrault Theatre Company. Compôs sua primeira trilha sonora em 1951, para a produção teatral de Le Prince de Hambourg, de Jean Vilar.

Maurice Jarre

Compôs para diversos curtas antes de musicar seu primeiro longa-metragem em 1959. Apesar de trabalhar em mais de 165 filmes, é mais popularizado por seu trabalho com o cineasta David Lean (1908-1991), para quem compôs quatro trilhas sonoras. Era pai do compositor Jean-Michael Jarre

Vila, o Caudilho

Jesus de Nazafé

VILA- O CAUDILHO, JESUS DE NAZARÉ e GHOST- DO OUTRO LADO DA VIDA, foram temas assinados pelo Mestre Maurice Jarre. 

Outras nobres composições de Maurice para o cinema e para TV incluem: Vila, o Caudilho (1967), A Noite dos Generais (1968), Topázio (1969), El- Condor (1970), Sol Vermelho (1971), Roy Bean, o Homem da Lei (1972), O Último Magnata (1976),  Jesus de Nazaré (minissérie para TV-1977), Shogum (minissérie para TV- 1980), A Raposa de Fogo (1982), Passagem para a índia (1984), Nas Montanhas dos Gorilas (1989), e Ghost, do Outro lado da Vida (1990).

Mauricer Jarre

Casado quatro vezes, a primeira esposa do compositor foi France Pejot, que foi heroína da Resistência Francesa durante a II Guerra, e era dez anos mais velha que Maurice. Se casaram em 1946 e se divorciaram em 1951, e desta união, tiveram um filho. Foi também casado com as atrizes Laura Devon (1931-2007) e  Dany Saval. Maurice Jarre faleceu a 29 de março de 2009, em Malibu, Califórnia, Estados Unidos.

Ennio Morricone

 ENNIO MORRICONE (1928-2020)

Ennio Morricone nasceu a 10 de novembro de 1928, em Roma. Estudou música no Conservatório de Santa Cecília, em Roma, e trabalhou na trilha sonora de mais de 350 filmes desde 1961.

Por Um Punhado de Dólares

O Mestre italiano Ennio Morricone é compositotr marcante de muitos temas de westerns europeus. 

Ficou famoso com sua música marcante para os westerns de Sergio Leone (1929-1989), incorporando coros, solos, e assobios em Três Homens em Conflito (1966), Por um Punhado de Dólares (1964), e Por uns Dólares a Mais(1965), e Era Uma Vez no Oeste (1968).

CINEMA PARADISO

Seus trabalhos importantes com diretores italianos importantes, entre eles Bellochio, Petri, Pasolini, e os Travianis, incluem Ginger e Fred (1985) para Federico Fellini (1920-1993),  o épico de quase 6 horas de duração 1900 (1977), de Bernardo Bertolucci, e Cinema Paradiso (1988) de Giuseppe Tornatore.

Os Intocáveis

Caninos Brancos

Estrondosos sucessos na década de 1980, OS INTOCÁVEIS, O CÃO BRANCO e A MISSÃO foram filmes cujas trilhas sonoras foram assinadas pelo Mestre Ennio Morricone. 

Fez a trilha sonora do divertido A Gaiola das Loucas (versão de 1978), e o documentário de Pontecorvo A Batalha de Argel (1965), enquanto seus filmes americanos incluem Moisés, o Legislador (1975, para a TV Italiana), O Exorcista II – O Herege (1977), Caninos Brancos (1982), de Samuel Fuller (1912-1997), A Missão (1986), e suas ricas trilhas sonoras indicadas para o Oscar, que foram Cinzas no Paraíso (1978), de Terence Malick, e Os Intocáveis (1987), de Brian de Palma.

Ennio Morricone, um dos mais brilhantes compositores do cinema

Em 2007, Morricone recebeu um merecido Oscar especial pelo conjunto de sua obra, e também pelas suas magníficas e multifacetadas contribuições musicais ao cinema, e entregue pelas mãos de Clint Eastwood, que o serviu de tradutor na cerimônia.  Ainda em atividade, seu último trabalho honroso foi para a trilha de Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino. Morricone era um dos últimos representantes ainda vivos da composição do cinema clássico. Ele veio a falecer a 6 de julho de 2020, aos 91 anos de idade. 

Por Paulo Telles

FIM DA 1ª PARTE

Esta matéria foi originalmente publicada no extinto blog “Filme Antigos Club – A Nostalgia do Cinema” em julho de 2013.O artigo presente foi atualizado para leitura e apreciação nesta coluna. Paulo Telles é radialista (DRT 21959 RJ) e foi apresentador entre 2018 e 2022 do programa “Cine Vintage”, levado ao ar pela extinta Web Rádio Vintage, justamente voltado para as trilhas sonoras sobre cinema e seus grandes mestres. 

A Seguir, a Segunda Parte

https://cineretroboavista.blogspot.com/2023/06/especial-os-maiores-compositores-do.html






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Convidado Bem Trapalhão (1968): Blake Edwards faz Peter Sellers promover uma festa de arromba!

UM CONVIDADO BEM TRAPALHÃO ( The Party ) , produzido em 1968, é considerada a comédia mais hilariante do eterno Peter Sellers (1925-19...